Realizado pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da USP, este evento internacional reuniu especialistas do Brasil e exterior para discutir a divulgação científica promovida pela universidade. O seminário teve como foco os museus de ciência ao redor do mundo e propostas para um trabalho efetivo de difusão da ciência.
O evento Ciência à Vista – I Seminário Internacional de Políticas Universitárias de Difusão Científica, aconteceu nos dias 10 e 11 de julho de 2015 no Parque CienTec da USP, localizado na Av. Miguel Stéfano, 4200, Água Funda, São Paulo, no qual foram disponibilizadas 150 vagas, com participação gratuita.
O seminário reuniu os principais nomes ligados à difusão científica no Brasil e no exterior para trocar experiências e apresentar resultados em suas áreas de atuação. Contou com palestras retratando alguns destaques museológicos mundiais vindos da Espanha, Inglaterra e Irlanda e mesas de debate com temáticas específicas: arquitetura de museus de ciências, mediação com o público e financiamento e gestão.
Na ocasião também foi feita uma homenagem ao Prof. Ernst W. Hamburger, que coordenou a Estação Ciência /USP por vários anos, promovendo a divulgação científica, o desenvolvimento de projetos e a articulação com os outros Museus e Centros de Ciências do Brasil e internacionais. Clique aqui para ver o vídeo
Para o coordenador do evento, o pró-reitor adjunto de cultura da USP, João Marcos de Almeida Lopes, foi uma oportunidade rara de conhecer experiências variadas: “Concebemos o evento como uma oportunidade para a troca de ideias e experiências, colocando os participantes em contato mais próximo com os palestrantes convidados, buscando fazer com que o debate pudesse contribuir para a formulação de novas propostas, passíveis de serem aproveitadas por todos. As diretrizes para a formulação de políticas universitárias para a difusão científica têm que ser pensadas coletivamente, com todos os agentes sociais envolvidos nas estratégias de educação em ciências e na construção de uma verdadeira cultura científica.”
Clique no link para ver os vídeos correspondentes às atividades do evento:
Ciência à Vista – I Seminário Internacional de Políticas Universitárias de Difusão Científica
Dia 10/07 – manhã – Caso o vídeo não apareça abaixo, clique aqui
- Vocações e “provocações”: propostas museológicas e museográficas contemporâneas (mediação – Hussam El Dine Zaher – Museu de Zoologia da USP)
- Sarah Durcan, Science Gallery – Irlanda
- Jo Quinton-Tulloch, National Media Museum – Inglaterra
- Jorge Wagensberg, Cosmocaixa – Espanha
- Debate e questões
Dia 10/07 – tarde – Caso o vídeo não apareça abaixo, clique aqui
- Ciência no espaço: propostas de arquitetura para museus de ciências (mediação João Marcos de Almeida Lopes – Instituto de Arquitetura e Urbanismo da USP/São Carlos e Estação Ciência da USP)
- Ricardo Pisanelli, Museu Catavento
- Leandro Medrano, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP
- Daniela V. Coelho, Base 7
- Marcelo Ferraz, Brasil Arquitetura
- Debate e questões
Dia 11/07 – manhã – Caso o vídeo não apareça abaixo, clique aqui
- A mediação e o protagonismo do público (mediação Alessandra Bizerra – Parque CienTec da USP)
- Martha Marandino, Faculdade de Educação da USP
- Stelio Marras, Instituto de Estudos Brasileiros da USP
- Yurij Castelfranchi, Universidade Federal de Minas Gerais
- Debate e questões
Dia 11/07 – tarde – Caso o vídeo não apareça abaixo, clique aqui
- Novas estratégias para um velho problema: financiamento e gestão de museus de ciências (mediação Fabio Dias – Parque CienTec da USP)
- Douglas Falcão, Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação
- Francisco Vidal Luna, Museu do Futebol e Museu da Língua Portuguesa
- Diego Bevilaqua, Museu da Vida – FIOCRUZ
- Diógenes de Almeida Campos, Academia Brasileira de Ciências
- Debate e questões
- Resultado das Sessões
- Discussão sobre as Políticas Universitárias de Difusão Científica Questões
- Considerações Finais