• A+
  • A-
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
Fechar
Emoção e choro em destaque na programação de maio no Cinusp

Emoção e choro em destaque na programação de maio no Cinusp

Comunicação - PRCEU - 02/05/2023

A mostra “Melodrama: cinema de lágrimas” exibe gratuitamente filmes que provocam comoção

Por Fabio Rubira

Quem nunca enxugou uma lágrima escorrendo no cantinho do olho, no escurinho do cinema, que jogue no lixo todos os seus lenços. Já quem não consegue segurar a emoção e desaba aos prantos e soluços nas cenas mais emotivas, que venha prevenido.

A mostra em cartaz no  Cinema da USP (Cinusp) até 28 de maio tem como tema “Melodrama: cinema de lágrimas“. Sejam de felicidade ou de tristeza, elas fazem parte dos enredos de um dos principais gêneros cinematográficos.

Entre os destaques da programação, o clássico do cinema americano “Uma Rua Chamada Pecado“, de 1951. A adaptação da peça “Um Bonde Chamado Desejo”, de Tennessee Williams, trata da decadência da sociedade burguesa e os conflitos de um país em mudança cultural, a partir dos personagens históricos de Vivien Leigh e Marlon Brando. O filme ganhou quatro Oscars, incluindo o segundo de melhor atriz para Vivien, dentre os quatro que ela recebeu na carreira.

A Vida Invisível“, de 2019, conta as histórias das irmãs Eurídice, que ama piano e sonha estudar no conservatório de Viena, e Guida, que fica grávida de um marinheiro grego. Elas passam a vida buscando uma a outra, em meio à violência masculina da década de 1950 no Rio de Janeiro.

O cineasta espanhol Pedro Almodóvar marca presença com “A Lei do Desejo“, de 1987, com Antonio Banderas. O filme explora a paixão e o ciúme nos relacionamentosdo cineasta Pablo Quintero, que se envolve emocionalmente com dois rapazes, e a irmã dele, a atriz transexual Tina Quintero.

E completando 25 anos do lançamento no Brasil, “Titanic” é outro destaque da mostra. O blockbuster de James Cameron, o terceiro mais visto da história, conquistou 11 estatuetas do Oscar, entre elas para “My Heart Will Go On”, interpretada por Céline Dion. A canção marca o romance de Jack, personagem de Leonardo DiCaprio, e a Rose, de Kate Winslet, na tragédia em 1912 do maior navio de passageiros do mundo.

[yotuwp type=”videos” id=”hKejKIaHwUs” ]

Se o terror pega pelo susto e a comédia atrai pelas risadas, o melodrama emociona pelo choro.

A programação de “Melodrama: cinema de lágrimas” tem sessões diárias no Cinusp até 28 de maio, em um convite para o público derramar suas lágrimas com esse gênero cinematográfico em suas produções pioneiras, com releituras e produções contemporâneas.

 

Veiculado na edição de 04/05 do programa Cultura na USP na Rádio USP.

 

Serviço
As sessões, gratuitas e abertas ao público em geral, são realizadas na nova sala no Anfiteatro Camargo Guarnieri, no campus Butantã da USP, na zona oeste, de segunda a sexta às 16 e 19 horas. E no Centro Maria Antonia, na Vila Buarque, região central da capital, aos sábados e domingos às 16 e 18 horas.

A programação diária completa pode ser conferida em www.usp.br/cinusp.

 

Emoção e choro em destaque na programação de maio no Cinusp
    Não há Comentários :(
    Atenção!!! Não escreva dúvidas ou perguntas. Utilize o canal específico Fale Conosco.