Fonte
repositório ufsc
Autor
Inaê Iabel Barbosa
Resumo
Neste Trabalho de Conclusão de Licenciatura, socializo uma alternativa
pedagógica criada e experimentada por mim para introduzir questões
relacionadas a gênero e sexualidade em uma aula de Sociologia durante
minha prática docente junto a disciplina de Estágio Supervisionado em
Ciências Sociais II do curso de Licenciatura em Ciências Sociais da
Universidade Federal de Santa Catarina. A intenção principal desse
estudo de cunho descritivo-analítico-propositivo é disponibilizar
instrumentos didáticos e metodológicos que possam ser apropriados e
transformados. Com isso, almejo colaborar com a ampliação dos estudos
sobre Metodologias de Ensino em Ciências Sociais, mais especificamente
na abordagem de questões relacionadas a gênero e sexualidade, e
problematizar afirmações feitas para o combate da chamada “ideologia de
gênero”. Para tanto, me apoio no Plano de Aula e no relato de experiência
que produzi durante o estágio. Ao refletir sobre as possibilidades de
aprendizagem da alternativa pedagógica socializada, observo três
movimentos que, a meu ver, potencializam o processo de aprendizagem:
a descentralização da figura da/o professor/a, a construção coletiva do
conhecimento e a desnaturalização da cisheteronormatividade.
Faça o download aqui