Fonte
repositório ufsc
Autor
MARIA DE FÁTIMA DA ROSA
Resumo
A sexualidade das pessoas com deficiência costuma ser estereotipada e invisibilizada
pelas escolas, instituições e sociedade. Este trabalho tem como objetivo caracterizar a
produção de conhecimento sobre a sexualidade das pessoas com deficiência intelectual
e/ou Síndrome de Down no âmbito da escola a partir da aprovação do Caderno
“Orientação Sexual” relativo aos PCNs. Para tanto, foi realizada uma revisão integrativa
no conhecimento. Foram pesquisados artigos publicados nas bases de dados da ANPED,
SciELO e Google Acadêmico com base nos seguintes descritores: sexualidade,
deficiência intelectual, escola, educação especial, educação sexual e Síndrome de
Down. Estes foram agrupados por meio de diferentes combinações de descritores. A
análise do material obtido foi realizada mediante à técnica de análise de conteúdo
temática (BARDIN, 2000). Constatou-se que a sexualidade das pessoas com deficiência
intelectual e/ou síndrome de Down é permeada por mitos, estereótipos e conceitos
ambíguos como os de assexuados e hiperssexuados. Estas pessoas ainda enfrentam a
segregação e o preconceito social da sociedade diante da manifestação da sua
sexualidade na escola. O estudo também identificou que os pais e professores enfrentam
diversas dificuldades relacionadas à temática sexualidade e deficiência e que a falta de
programas de educação sexual produz situações de vulnerabilidade a DSTs e a abuso
sexual.Observou-se que há uma urgência na criação de programas de educação sexual
que considerem as especificidades das pessoas com deficiência intelectual e/ou
síndrome de Down para a diminuição dos mitos e estereótipos sobre a sexualidade desse
público bem como para a efetivação de seus direitos sexuais e reprodutivos que lhes
foram historicamente negados por influência de discursos baseados nos padrões
normativos opressores desse grupo social.
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