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UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
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Produção e validação de uma tecnologia educativa audiovisual na prevenção do HIV/AIDS na populção idosa

Produção e validação de uma tecnologia educativa audiovisual na prevenção do HIV/AIDS na populção idosa
  • 2018
  • Dissertacao

Fonte

Universidade de Fortaleza – BDTD – Biblioteca Digital de Teses e Dissertações

Autoria

Socorro Milena Rocha Vasconcelos

Resumo

O aumento da expectativa de vida é considerado um dos principais determinantes da acelerada transição demográfica no Brasil. Segundo o Ministério da Saúde, o envelhecimento populacional é um fenômeno natural, irreversível e mundial. A população idosa brasileira tem crescido de forma rápida, constituindo o segmento populacional que mais cresceu nos últimos tempos, sendo hoje mais de 12% da população idosa. Com o advento da reposição hormonal e dos estimulantes sexuais, o idoso passou a intensificar suas práticas sexuais e isso torna-o mais vulnerável ao vírus da imunodeficiência adquirida (HIV) e a outras infecções sexualmente transmissíveis (IST). Diante do exposto e, considerando a vulnerabilidade física e psicológica desse grupo etário, bem como a insuficiência de materiais educativos voltados para a prevenção do HIV/AIDS na população idosa, este estudo tem como objetivo: validar uma tecnologia educativa audiovisual para prevenção do HIV/AIDS na população idosa. O estudo foi do tipo metodológico, realizado em duas etapas: na 1ª etapa elaborou-se o Vídeo Educativo (VE), que envolve versão validada do roteiro, e a 2ª etapa validou-se o VE com juízes especialistas da área de enfermagem e técnico na área de comunicação audiovisual/cinema. A construção do vídeo seguiu criteriosamente o roteiro validado, as gravações foram realizadas por uma produtora de vídeo em três cenários pré-definidos, após edição final, o vídeo foi encaminhado para ser avaliado e validado pelos juízes conforme validação de conteúdo e técnica. A coleta de dados foi realizada nos meses de abril a maio de 2018, o instrumento de avaliação compreendia os objetivos, conteúdos, relevância e ambiente/apresentação, funcionalidade, usabilidade e eficiência do vídeo. Um questionário foi desenvolvido no formulário Google Docs e enviado para os avaliadores através de e-mail. Usou-se a escala de Likert de respostas para atribuir os critérios de avaliação. A análise foi baseada nas considerações emitidas pelos especialistas por meio do Índice de Validade de Conteúdo (IVC). Considerando um índice de concordância maior ou igual a 80%. O estudo foi aprovado pelo comitê de ética da Universidade de Fortaleza. Participaram da avaliação 12 juízes da área de enfermagem e um da comunicação audiovisual/cinema, com critérios de caracterização que mostraram um elevado nível de expertises, experientes e capacitados, para julgar a adequabilidade da tecnologia educativa produzida. O vídeo educativo em estudo foi o primeiro a ser desenvolvido dentro da temática no cenário nacional e internacional, e apresentou um IVC que variou entre 0,8 a 1,00. O índice de concordância variou, na sua grande maioria, de 80 a 100%. Algumas observações foram realizadas conforme discordância e sugestões de alterações ou acréscimos as quais foram acatadas a fim de tornar o VE mais eficaz. Com um IVC favorável, o vídeo foi bem aceito pelos juízes de conteúdo e técnica, podendo ser usado como ferramenta facilitadora no processo de ensino aprendizagem na prevenção do HIV/AIDS na população idosa por diferentes profissionais nas suas práticas em atividade de educação em saúde nas três esferas de saúde: primária, secundária e terciária.

Dissertacao

 

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