• A+
  • A-
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
Fechar

RELAÇÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADE NA ESCOLA: UMA PRÁTICA EMANCIPATÓRIA

Fonte

repositório ufsc

Autor

EDUARDA YANARA SOUZA DOS PASSOS

Resumo

Este trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo apresentar a investigação
e a prática desenvolvida na Escola de Educação Básica Dr. Francisco Izabel, no
município de Mafra – SC. Esta pesquisa teve como finalidade analisar e desenvolver
ações junto à escola com temas relacionados às relações sociais de gênero e
sexualidade, debatendo com os/as estudantes do ensino médio essa temática. Foi
desenvolvida neste trabalho uma pesquisa bibliográfica, através da qual se
demonstra a importância da abertura de momentos e discussões acerca desses
temas no espaço da escola e da sala de aula, vinculados não somente ao ensino
de ciências, mas como um tema que perpassa os diversos momentos no contexto
escolar. No desenvolvimento da Pesquisa-Ação, a pesquisadora realizou reuniões
com a direção e coordenação da escola, planejamento coletivo das ações que
seriam desenvolvidas e, por fim, as atividades com os/as estudantes de três turmas
(1º, 2º e 3º anos do ensino médio), através de uma perspectiva emancipatória e
feminista, vinculada às práticas da Educação do Campo. Percebeu-se a importância
deste debate para a emancipação dos/das jovens em idade escolar. A pesquisa,
cujo resultado corresponde à análise desta ação na Escola, gerou impactos
positivos com os/as estudantes e escola, revelando a necessidade de discussão
sistemática das relações de gênero e sexualidade na escola.

TCC Eduarda Yanara EduCampo

Faça o download aqui

 

Não há Comentários :(
Atenção!!! Não escreva dúvidas ou perguntas. Utilize o canal específico Fale Conosco.