A Universidade de São Paulo possui notável cabedal de coleções e acervos representantes das mais diversas áreas do conhecimento. Com o intuito de criar um novo canal para valorizar e difundir seu patrimônio cultural e científico, a Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária instituiu em 2002 o Museu de Ciências da USP, cuja missão é articular e revelar essa riqueza para a comunidade.

O Museu de Ciências, no cumprimento de seus objetivos, encampa projetos de sucesso, organizados em três pontos focais:

Exposições itinerantes
Destacam-se nestas ações as exposições “Água: uma viagem no mundo do conhecimento” e “Cabeça Dinossauro: o novo titã brasileiro”. Recebendo milhares de visitantes, tais iniciativas constituem modelos bem sucedidos de ações expositivas. Adicionalmente, permitem estabelecer também modelos de parceria e gestão na universidade.

Constituição e publicização de acervos virtuais
Nestas ações os produtos mais representativos são o portal Memória USP e o Acervo digital USP. Memória USP é um projeto que apresenta informações sobre pessoas, locais e fatos relacionados à memória institucional das unidades da USP. As informações são mostradas por meio de uma interface interativa, a qual articula o tempo e o espaço para situar pessoas, fatos e locais. O projeto é integrado ao Acervo Digital, o qual provê uma base de dados para indexação e compartilhamento de informações. Para além de ações pontuais, estes projetos são escalonáveis e podem ser usados como matrizes para criação de novos acervos e interfaces.

Exposições virtuais
Recentemente o Museu de Ciências ampliou a gama de ações e inaugurou sua primeira exposição virtual, o projeto “12 Profetas de Aleijadinho”. Desta iniciativa resultou, além da exposição virtual em si, um modelo de colaboração interdisciplinar com especialistas das áreas de história da arte, arte-educação e ciência da computação. No projeto são expostas as esculturas digitalizadas dos profetas, apresentadas como objetos tridimensionais interativos, os quais estão articulados à informação textual sobre a obra. Favorece-se assim a atribuição de significados aos objetos virtuais. Estes, por sua vez, possibilitam novas experiências estéticas e expositivas. A exposição motivou um workshop sobre exposições virtuais realizado em 2014.

As ações do Museu são concebidas e orquestradas com a contribuição de membros de seu Conselho Deliberativo, formado por representantes de 50 unidades e órgãos.

Para acessar Museu de Ciências clique aqui

Museu de Ciências

Museu de Ciências

Por Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária

Museu de Ciências
  • Diretor Guilherme Andrade Marson
  • Museu de Ciências
  • Av. Miguel Stéfano, 4200, Prédio 7 | Água Funda
  • São Paulo - SP
  • CEP: 04301-904
  • tel.: (11) 5077-6335
  • mc@usp.br
  • http://www.mc.prceu.usp.br/