A organização da informação de coleções de arte em museus brasileiros é tema da série Conversa com Pesquisadores de dezembro
Nos bastidores de um museu são realizadas várias ações para inventariar e preservar o acervo salvaguardado pela instituição. A história dos processos de organização informacional das coleções do Museu de Arte Contemporânea (MAC) da USP é o tema do encontro que acontece dia 4 de dezembro, às 19 horas, no Centro de Preservação Cutural (CPC) da USP. Camila Aparecida da Silva, doutoranda em Ciência da Informação pela Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP é a palestrante convidada.
A convidada, que é bacharel em Ciência da Informação e Documentação pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FCLRP) da USP e mestre pelo Programa de Pós-Graduação Interunidades em Museologia, também pela USP, dedica sua pesquisa a documentação em acervos museológicos de arte.
Neste encontro, a pesquisadora vai falar sobre o estágios da documentação do acervo do MAC, desde o uso de fichas catalográficas até às atualizações da informatização, passando pela produção de catálogos gerais impressos e on-line e pelos projetos de revisão catalográfica.
Segundo Camila, “o MAC, assim como outros museus de arte do Brasil, esteve por muito tempo afastado dos debates internacionais sobre gerenciamento de coleções museológicas e recomendações para a descrição de objetos, o que implicou na fragilidade dos procedimentos de tratamento, recuperação e acesso da informação sobre as obras”.
Em sua pesquisa de doutorado, a museóloga traça um panorama dos museus de arte existentes no Brasil, seus bens culturais e instrumentos de registros, discutindo as recomendações para gestão e descrição de objetos museológicos propostas pelas instituições e associações internacionais CIDOC ICOM, Collections Trust e Getty Research Institute.
O encontro fecha a programação da série Conversas com pesquisadores em 2019. A atividade promovida pelo Centro de Preservação Cutural da USP busca promover a divulgação da pesquisa e a aproximação entre o universo acadêmico e a sociedade em um espaço informal de troca de conhecimento e de debate.
Os encontros, que complementam à exposição Museus e acervos da USP, em cartaz na Casa de Dona Yayá, tiveram o Ciclo Museus como tema central no segundo semestre. Já a mostra gratuita apresenta os museus, arquivos, bibliotecas, centros de memória e documentação, centros de divulgação cultural e científica da USP que atuam como disseminadoras do conhecimento e da cultura desenvolvidos na universidade.
Conversa com Pesquisadores
Camila Aparecida da Silva: a organização da informação de coleções de arte em museus brasileiros
Data
4 de dezembro de 2019
Horário
das 19h às 21h
Local
Centro de Preservação Cultura da USP/Casa de Dona Yayá
Rua Major Diogo, 353, Bela Vista
Público
Aberto aos interessados em ciência da informação, patrimônio cultural e museus, bem como ao público em geral.
Atividade gratuita
Não há necessidade de inscrição prévia.
Acervo MAC-USP. Foto: Marcos Santos/USP Imagens