Contemporaneidade é discutida sob ótica filosófica em curso do Maria Antonia

Centro Universitário Maria Antonia - 03/03/2017

Aspectos da contemporaneidade são discutidos pela ótica de filósofos do século XX

Durante o mês de março, o professor Franklin Leopoldo e Silva promove o curso A condição humana – visões contemporâneas no Centro Universitário Maria Antonia da USP.  As aulas ocorrem sempre às quartas-feiras de 8 a 29 de março, das 19h30 às 21h30. O curso, discutido sob a ótica de importantes filósofos, tem o custo de R$ 200,00 e mais informações podem ser obtidas através do email cursosma@usp.br ou pelos telefones (11) 3123 – 5213 / 14.

A condição ética, histórica e política da contemporaneidade, marcada pelas experiências dramáticas vividas sobretudo no século XX, são os temas que serão debatidos. Essas referências ao passado ajudam a avaliar o peso da herança moderna e a intensidade das rupturas, que configuram a crise dos critérios de identidade e de conduta a partir da modernidade tardia. As discussões se baseiam principalmente em leituras de Hannah Arendt, Simone de Beauvoir, Michel Foucault e Zygmunt Bauman, nomes consagrados que marcaram a filosofia do século XX.

8 de março
Hannah Arendt: o fim da comunidade ético-política no contexto do esvaziamento do espaço público.

15 de março
Simone de Beauvoir: impasses e ambiguidades na formulação de uma ética da existência.

22 de março
Michel Foucault: saber e poder na história da objetivação do sujeito.

29 de março
Zigmunt Bauman: a dissolução da substância ética nas esferas do indivíduo e das relações sociais.

Franklin Leopoldo e Silva é professor aposentado do Depto. de Filosofia da FFLCH-USP e leciona Filosofia na Faculdade de São Bento. Publicou Bergson: intuição e discurso filosófico (Loyola, 1994) e Ética e literatura em Sartre (Unesp, 2004).

A condição humana - visões contemporâneas
    • Centro Universitário Maria Antonia
    • Rua Maria Antonia, 294