Pesquisadores exibem curtas e debatem memórias cinematográficas de São Paulo e Buenos Aires

Comunicação - PRCEU - 24/11/2023

No dia 30 de novembro, a partir das 14 horas, o Centro MariAntonia da USP promove a exibição de curtas do projeto “No escurinho do cinema: memórias cinematográficas de São Paulo e Buenos Aires”, de Cecilia Gil Mariño, Sonia Sasiain e grupo de pesquisa “Historia de los Públicos de Cine de Buenos Aires”. O evento tem entrada gratuita.

Após a exibição dos curtas, haverá ainda uma mesa-redonda com as participações de Cecilia Gil Mariño (CONICET-Mecila), Ruby Mascarenhas Neto (Freie Universität-Mecila) e Tomaz Amorim (Coordenador acadêmico de Mecila).

Curtas
“No escurinho do cinema” – Memórias cinematográficas de São Paulo e Buenos Aires

Realização de Cecilia Gil Mariño, Sonia Sasiain e Grupo de Pesquisa Historia de los Públicos de Cine de Buenos Aires / Montagem de Alejandro Espolsino / Legendagem de Celina Wolffelt

Sinopse

Nas décadas de 1940 e 1950, ir ao cinema não era só um entretenimento. Essa experiência fazia parte de como as sociedades configuravam as suas práticas sócio-culturais e as suas formas de identificações. O cinema, na época, foi fundamental nos processos de subjetivações do erotismo, do amor, da sexualidade e até da própria identidade para essas pessoas. Além disso, as salas de cinema constituíam”contextos de convivialidade”, um estar com os outrxs, em que ocorriam interacções tanto de integração como de negociações e tensões inter-classes, inter-étnicas, inter-geracionais e de género entre grupos desiguais e diversos. Como ainda reverberam essas lembranças nesses corpos e nas sociedades?

“No escurinho do cinema” Memórias cinematográficas de São Paulo e Buenos Aires trata-se de três ensaios audiovisuais em parceria com o grupo de pesquisa Historia de los públicos de cine de Buenos Aires (sob a direção de Clara Kriger) do Instituto de Artes del Espectáculo da Universidad de Buenos Aires e Mecila (Maria Sibylla Merian Centre Conviviality-Inequality in Latin America) que recolhem as memórias de pessoas que assistiram no cinema entre as décadas de 1940 e 1950 com trechos de filmes icónicos, arquivos fotográficos, imprensa da época e arquivos de noticiários, em um processo de montagem afetivo.

Exibição de curtas e mesa-redonda “No escurinho do cinema: memórias cinematográficas de São Paulo e Buenos Aires”

Onde | Centro MariAntonia da USP – Sala Carlos Reichambach
Rua Maria Antônia, 294, Vila Buarque – São Paulo – próximo a estação Higienópolis do Metrô.
Quando | Terça-feira, 30 de novembro às 14 horas
Quanto | Gratuito