Exposição apresenta produção de artistas da Cidade Tiradentes

Comunicação - PRCEU - 17/04/2024

Grupo de pintura do ali:leste, coletivo de artistas que produzem desde 2021, mostra seus trabalhos no Centro MariAntonia da USP, no centro da cidade de São Paulo

Por Sandra Lima
17/04/2024 – 17h15
Crédito pintura: Link Museu

O Centro MariAntonia da USP inaugura, no dia 9 de maio, às 18 horas, a exposição Ar Livre: paisagem contemporânea em Cidade Tiradentes, que apresenta um conjunto de pinturas do grupo ali:leste (arte livre itinerante). As obras são resultado de três anos de atuação do coletivo de artistas que, desde 2021, se encontra regularmente para realizar pinturas de paisagem ao ar livre com tinta a óleo sobre tela em diversas territorialidades de Cidade Tiradentes, bairro no extremo leste de São Paulo. A curadoria é de Marina Frúgoli e do artista Rodrigo Andrade. A visitação acontece de terça a domingo, e feriados, das 10 às 18 horas, com entrada gratuita.

A exposição reúne mais de 100 obras de 35 artistas que representam dez localidades de Cidade Tiradentes e seu entorno, incluindo parques, conjuntos habitacionais, bairros e ocupações urbanas em diferentes estágios de consolidação, além do entorno de um riacho transformado em horta e um piscinão formado pela atividade de uma pedreira.

O grupo de pintura do ali é orgânico, composto por 20 artistas com presença constante nos encontros e mais uma série de artistas com participações pontuais. Entre os lugares retratados, destacam-se Barro Branco, Cohab Fazendo do Carmo, Fundão da Vila Yolanda, Horta do Riacho Doce, Parque Linear da Consciência Negra, Parque do Carmo, Parque do Rodeio, Pedreira Luis Mateus, Ocupação do Texas e Vila Cosmopolita.

Segundo a curadora, “os participantes vêm de diferentes contextos urbanos – centrais e periféricos – sociais, econômicos e de formação artística, mas têm em comum o desejo de pintar a paisagem: ao ar livre e juntos”. Com caráter abarcador, os encontros de pintura são marcados pela abertura à participação de novos participantes.

Artistas da exposição

Quem são os curadores

Marina Frúgoli é curadora formada em arquitetura e urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP. Estudou paisagismo na Amsterdam Academy of Architecture. Foi curadora de exposições em instituições como Casa do Baile – centro de referência em arquitetura, urbanismo e design (2023), Fralin Museum of Art (2021) e Pinacoteca de São Bernardo do Campo (2022), além de galerias de arte e espaços culturais independentes. Organizou e mediou ciclos de debates no Sesc 24 de Maio (2021) e no Centro Cultural Marieta (2020-23). Foi assistente de curadoria no Instituto Moreira Salles (2017, 2018 e 2022), Itaú Cultural (2018 e 2021), Sesc Santos (2022) e Consolação (2023) e assistente de coordenação da requalificação do Sítio Roberto Burle Marx (2018-21). Publicou textos nos livros Prédio da Escola do Jockey Club de São Paulo (Bei, 2020) e Pintura Paisagem (WMF, 2022).

Rodrigo Andrade é artista, iniciou seus estudos com Sergio Fingermann em 1977. Em 1982, formou com mais 4 artistas o ateliê Casa 7, participando juntos em exposições no MAC-USP, MAM Rio e na Grande Tela na 18ª Bienal de São Paulo (1985). Desde então, realiza exposições individuais com regularidade em galerias. Dentre as exposições em espaços institucionais, destacam-se a 29ª Bienal de São Paulo, com a série Matéria noturna, e a individual Rodrigo Andrade: pintura e matéria (1983 a 2014) realizada na Estação Pinacoteca de SP (2017), no Museu Oscar Niemeyer de Curitiba (2021) e Fundação Iberê Camargo em Porto Alegre (2021). Têm três livros publicados: Rodrigo Andrade (CosacNaify, 2008), Resistência da matéria (Cobogó, 2014) e Pintura Paisagem (WMF, 2022).

Exposição Ar Livre: paisagem contemporânea em Cidade Tiradentes
Curadoria de Marina Frúgoli e Rodrigo Andrade

Abertura 9 de maio – a partir das 18 horas

Onde |  Centro MariAntonia – Edifício Rui Barbosa