• A+
  • A-
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
Fechar

Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária – Histórico

A Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP iniciou suas atividades em 1989, ……

 

1989

  • Comissão de Estudos de Problemas Ambientais (CEPA)

Criada em julho de 1986 tendo como uma das suas principais atribuições oferecer aos poderes constituídos nos níveis municipal, estadual e federal subsídios à identificação e solução de problemas ambientais que, por sua magnitude, sejam reputados prioritários (Art.1º da Portaria GR 2089/86). Em dezembro de 1989 (Portaria GR 2532), a comissão passou a integrar a Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária – até então, encontrava-se ligada diretamente ao Gabinete do Reitor. Finalmente, em 15 de setembro de 1995, por meio da Portaria 2966, a CEPA assumiu as configurações atuais. São também atribuições da CEPA, além das previstas na Portaria GR 2089: I – examinar, discutir e promover o desenvolvimento de projetos técnicos e científicos de interesse dos poderes constituídos e da iniciativa privada na área ambiental em que haja participação da USP; II – promover atividades no âmbito da USP e eventos de divulgação científica relacionados às questões ambientais; III – propor ao Reitor os nomes dos representantes da USP junto ao Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema) e ao Conselho Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Cades).

1990

  • USP e as Profissões

Criado em 1990, o Programa USP e as Profissões tem como objetivo fornecer subsídios aos estudantes para que, com a ajuda de seus familiares e professores, sejam orientados na importante tarefa de optar por uma carreira profissional. Dessa forma, o programa oferece aos pré-vestibulandos diversas oportunidades de acesso às informações necessárias à escolha mais consciente da área de formação dentre aquelas existentes na USP, permitindo, também, a redução do índice de evasão na Universidade.

As principais ações do programa são as feiras USP e as Profissões e as visitas monitoradas de estudantes do Ensino Médio e cursinhos às unidades de ensino e pesquisa da USP em seus sete campi.

As feiras de profissões acontecem anualmente desde 2001 no interior (em esquema de rodízio entre os diversos campi) e desde 2006 na capital, atraindo um grande público.

  • Nascente USP

Criado em 1990, o Programa Nascente tem o intuito de mapear e estimular a produção cultural dos alunos da USP, premiando o fazer artístico no âmbito da graduação e da pós-graduação. Foi idealizado na gestão do professor João Alexandre Barbosa, com inspiração da professora Ana Mae Barbosa, então diretora do Museu de Arte Contemporânea (MAC) da USP.

Ele é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária e destina-se a revelar novos talentos artísticos por meio de um concurso aberto aos alunos de graduação e de pós-graduação da USP, incluindo os estudantes da Escola de Arte Dramática da ECA.

1991

1992

1993

1994

  • USP 60+ (antiga Universidade Aberta à Terceira Idade)

Universidade Aberta à Terceira Idade oferece disciplinas regulares dos cursos de graduação da USP e atividades esportivas e físicas para pessoas com mais de 60 anos. É um programa da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária.
São oferecidos em todos os campi da USP – São Paulo, Bauru, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto e São Carlos – sendo divulgado semestralmente, pela internet e pelo catálogo impresso distribuído em vários locais.

Em 1994, por iniciativa da professora Eclea Bosi, teve início na USP o programa Universidade Aberta à Terceira Idade, antecipando-se à promulgação do Estatuto do Idoso, cujo capítulo V, artigo 25, reza textualmente: “O Poder Público apoiará a criação de universidade aberta para as pessoas idosas (…)”. O principal objetivo do programa é possibilitar ao idoso o aprofundamento de conhecimentos em áreas de seu interesse. Atendendo aos critérios da ONU e UNESCO, prioriza-se a idade a partir de 60 anos.

1995

1996

1997

  • Semana de Arte e Cultura

Criado em 1997, tem o objetivo de promover a reflexão sobre a questão da cultura na Universidade e aglutinar o que há de melhor nas manifestações artísticas e culturais de grupos estáveis, órgãos culturais, e Unidades e de iniciativas voluntárias de professores, funcionários e estudantes da USP.

Depois de tantos anos de sua implantação, o cenário cultural e artístico na Universidade já não é mais o mesmo. Grandes evoluções ocorreram e hoje a programação é intensa e constante, com dezenas de eventos, cursos, apresentações, exposições, mostras e encontros acontecendo todos os dias nos mais variados locais. A maioria desses eventos é de acesso gratuito ou de baixo custo e esse calendário vem reunindo milhares de pessoas todos os anos.

1998

  • USP Aproxima-Ação

O Programa Aproxima-Ação, criado pela Pró Reitoria de Cultura e Extensão Universitária em 1998, caracteriza-se por um espaço de interlocução entre ações e projetos da USP e as demandas sociais comunitárias, inventariando, articulando e dando suporte às atividades de formação e inclusão social por meio de ações dentro das diversas áreas do conhecimento, tendo como público-alvo as crianças e adolescentes, e como referência os Direitos Humanos e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

As atividades desenvolvidas têm por finalidade disseminar a cultura do respeito à diversidade e aos direitos da criança e do adolescente nos campi da USP; realizar diagnóstico de demandas sociais e das ações realizadas na Universidade que as atendam; promover ações educativas que estimulem o desenvolvimento social das comunidades vizinhas aos campi da USP e sistematizar as experiências acumuladas pela Universidade na área da educação social, disponibilizando o conhecimento gerado à comunidade, a outras universidades que vivenciem questões similares e à sociedade de forma geral.

  • ITCP-USP – Incubadora USP de Cooperativas Populares

Incubadora USP de Cooperativas Populares é um Programa de Extensão Universitária da Universidade de São Paulo que atua no fomento à Economia Solidária.

Fundada em 1998, a partir de um grupo de estudos coordenado pelo professor Paul Singer e da iniciativa da Coordenadoria Executiva de Cooperação Universitária e Atividades Especiais (CECAE), a ITCP-USP incentiva e apoia a constituição de empreendimentos em comunidades da periferia da cidade de São Paulo, formando grupos para a prática da autogestão e sua inserção no mercado em diversas atividades econômicas, como alimentação, confecção e costura, agricultura urbana, produção de produtos de limpeza e higiene, prestação de serviços e assistência técnica em informática. Trabalhadores que procuram alternativas de geração de renda frente à desigualdade e ao desemprego organizam-se em cooperativas de trabalho, cujos princípios básicos são a posse coletiva dos meios de produção e distribuição, a gestão democrática e a valorização do trabalhador.

1999

2000

2001

  • USP Legal 

a USP criou em 2001 uma Comissão Permanente conhecida como Programa USP Legal, iniciativa pioneira que acompanhou um momento histórico de luta pelo direito das pessoas com deficiência. Atualmente o Programa integra o Núcleo dos Direitos da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária. O USP Legal trabalha, no estabelecimento de políticas e ações para assegurar que os espaços, equipamentos e procedimentos na Universidade sejam acessíveis aos alunos, servidores e docentes com deficiência em todos os campi.

O grupo que compõe o programa é formado por pessoas de várias áreas de formação, como psicologia, arquitetura, tecnologia da informação, além de representantes das prefeituras dos campi. Essa comissão atua em cinco frentes, cada uma compreendendo um aspecto da deficiência que precisa ser considerado no enfrentamento das barreiras: a acessibilidade física, a comunicação (principalmente em espaços digitais), as relações de ensino e trabalho, a cultura e a informação à sociedade.

2002

2003

2004

2005

2006

2007

2008

  • Simpósio Aprender com Cultura e Extensão

O Programa Aprender com Cultura e Extensão foi criado em 2008 e integrou a política de inclusão do Programa de Apoio à Permanência e Formação Estudantil. As bolsas do PACCEx inicialmente eram destinadas ao Programa Bolsa Trabalho da, então, Coordenadoria de Assistência Social, hoje denominada Superintendência de Assistência Social – SAS. O Programa Bolsa Trabalho foi extinto a
partir de uma demanda do Ministério Público Estadual.

O diferencial do Aprender com Cultura e Extensão é que ele trouxe as ações para o campo da extensão universitária, possibilitando aos docentes o avanço em suas pesquisas aplicadas; aos alunos de graduação o contato com a pesquisa e a expansão do contato social, com implicações diretas em sua formação e, sobretudo, permitiu a ampliação do alcance social, e seus benefício diretos, à população.

  • Programas/Projetos Caminhos da Ciência

Desde março de 2008, a Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária, da Universidade de São Paulo (PRCEU/USP), vem disponibilizando ao público o Caminhos da Cultura e da Ciência, um folder mensal que reúne destaques da programação cultural e de difusão científica oferecida pela Universidade de São Paulo a toda a população. Este material é distribuído tanto para a comunidade interna como para o público geral.

  • Programas/Projetos Caminhos da Cultura

A Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) possui uma produção de publicações que visa atender à divulgação de programas, projetos, atividades e eventos. Dentre elas, destaca-se historicamente o guia Caminhos da Cultura e da Ciência. Seu intuito é incentivar e facilitar o acesso da sociedade às diversas atividades culturais e de divulgação científica promovidas pelas Unidades e Órgãos de Integração da Universidade de São Paulo em seus campi.

Essas iniciativas compreendem eventos tais como concertos, espetáculos, peças de teatro, exposições de artes plásticas, atividades de divulgação científica e mostras de cinema, bem como cursos de extensão e atividades voltadas às comunidades interna e externa.

Sua publicação impressa, de 30 mil exemplares mensais em papel, foi feita entre 2008 e 2016, quando sua impressão foi interrompida, migrando para o site da PRCEU.

No final de 2017 o Caminhos da Cultura ganha novo projeto com bases de distribuição eletrônicas:

  • Newsletter distribuída por e-mail e redes sociais
    (projeto em implantação)
  • Quadro semanal veiculado na Rádio USP – 93,7 – produzido e apresentado pela equipe da PRCEU todas as quintas-feiras dentro do programa Via Sampa (12h às 13h)

2009

  • Eu na USP Jr

O Programa se encontra Suspenso e tinha como objetivo geral dar a oportunidade aos alunos do ensino fundamental de vivenciar a atmosfera científica e cultural da USP, por meio de um programa que lhes permita conhecer as atividades e instalações da Universidade, auxiliando-os a construir seus projetos de vida. Para tanto o programa tinha como metodologia:

  • Colocar a universidade no imaginário destes alunos da rede oficial de ensino despertando-lhes a curiosidade pelo conhecimento nas diversas áreas e a irradiando para seus colegas
  • Propiciar aos alunos elementos básicos para a escolha da futura profissão.
  • Envolver os docentes, funcionários e graduandos da USP na divulgação de suas atividades acadêmicas, enriquecendo e estimulando sua vivência profissional

2010

2011

2012

  • USP Diversidade (PRIP)

  • Núcleo de Excelência pela Primeira Infância

  • Giro Cultural USP

Giro Cultural USP é um programa da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da Universidade de São Paulo. O Giro oferece passeios gratuitos e busca divulgar o patrimônio cultural, artístico e arquitetônico da universidade, tanto para alunos como visitantes externos. Devido à pandemia da covid-19, o programa encontrava-se de portas fechadas, voltando à ativa no primeiro semestre de 2022. Durante essa década de atividade, o Giro já atendeu mais de trinta mil pessoas, contando com cinco opções de roteiros dentro e fora da Cidade Universitária. Os passeios de dentro do Campus são realizados de ônibus, partindo do Centro de Práticas Esportivas da USP (CEPE).

Os passeios realizados na Cidade Universitária são realizados de terça a sexta-feira, em dois horários: às 10h e às 14h.

2013

2014

  • Virada Científica

A PRCEU vem promovendo a participação da USP na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, um evento nacional que promove atividades diversas para divulgar assuntos científicos. A cada ano, sempre em outubro, são reunidas diversas unidades da USP em torno de uma programação comum.

2015

2016

  • Núcleo de Diretos Humanos
  • Semana USP de Ciência e Tecnologia

A Semana USP de Ciência e Tecnologia proporciona gratuitamente ao público um espaço interativo de divulgação da produção científica e tecnológica desenvolvida pela Universidade, oferecendo também uma oportunidade de contato da população com pesquisadores e professores ou até mesmo de conhecer laboratórios, simuladores e espaços de pesquisas.

Com foco na matemática, o evento demonstra a ciência dos números presente em diversas situações e, com linguagem acessível e o auxílio de especialistas, pretende estimular a curiosidade e motivar a população a pesquisar e discutir os impactos que a ciência e a tecnologia podem gerar em benefício da sociedade.

2017

  • +ARTE+CULTURA

A Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária, lançou no ano de 2017, o Projeto “+ARTE +CULTURA”, que incentiva a promoção da cultura por meio de um festival aberto aos servidores docentes e técnicos administrativos da USP, valorizando, fomentando e difundindo a produção artística e cultural.

Diante da grande aceitação da edição piloto, a partir de 2018 o evento passa a ser permanente, porém incorporado no programa Nascente, que tem o mesmo tipo de proposta porém voltado aos alunos. Dessa forma, criou-se uma nova proposta para o Nascente onde há inscritos de ambos os grupos: alunos e servidores docentes e técnico-administrativos.

2018

2019

2020

2021

 

2022

 

2023

 

2024