• A+
  • A-
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
Fechar
Coral da USP Ribeirão Preto comemora 40 anos com apresentação gratuita no Theatro Pedro II

Coral da USP Ribeirão Preto comemora 40 anos com apresentação gratuita no Theatro Pedro II

Comunicação - PRCEU - 31/08/2023

Fundado em 1983, surgiu inicialmente como grupo ligado ao Coralusp de São Paulo, sendo o primeiro grupo coral da USP em uma cidade do interior paulista

Por Elcio Silva
31/8/2023 – 16h03

 

O Coral da USP Ribeirão Preto comemora 40 anos com apresentação no dia 12 de setembro, às 20 horas, no Theatro Pedro II, na cidade de Ribeirão Preto. A apresentação conta com a presença de todos os grupos e projetos e tem a regência e direção geral do maestro Sergio Alberto de Oliveira e roteiro e apresentação do pianista, cantor e regente Isaque Martins. Os ingressos gratuitos podem ser retirados antecipadamente na plataforma Sympla (clique aqui).

A história do Coral da USP Ribeirão Preto, se inicia a partir do encontro de Sergio Alberto de Oliveira com o maestro Benito Juarez, um dos fundadores do Coral Universidade de São Paulo, o Coralusp, e diretor artístico na ocasião. Em 1983, Oliveira era cantor, pianista e ensaiador no grupo Madrigal do Coralusp e aluno no curso de regência da UNICAMP, do qual Juarez também era professor. A convite do maestro, Oliveira iniciou o primeiro grupo do Coralusp no interior paulista.

 

 

No programa Cultura na USP de 31 de agosto de 2023, o maestro Sergio Alberto de Oliveira contou um pouco da história do Coral da USP Ribeirão Preto e fez o convite aos ouvintes para a apresentação especial de 12 de setembro.

Maestro Sergio I

Maestro Sergio Alberto de Oliveira – diretor artístico e regente titular do Coral da USP Ribeirão Preto. Foto Arquivo Pessoal.

 

“Nós fomos o primeiro grupo do interior do Coralusp e o repertório foi sendo montado na linha da música popular e da música erudita contemporânea”, revela o maestro Sérgio Alberto de Oliveira.  

 

 

 

Por dois anos o grupo esteve ligado ao Coralusp e em função de sua ligação com a Coordenadoria do Campus da USP na cidade, passou a ser independente e a se chamar Coral da USP – Ribeirão, Grupo Via Oral. Já o grupo Madrigal Revivis, fundado na década de 1970 com o Movimento Coral do estado de São Paulo, foi incorporado em 1989, ao coro ribeirão-pretano.

Oliveira destaca que a inserção de seu trabalho na cidade angariou muitos cantores.

“A tônica do meu trabalho de pesquisa sempre foi o coro cênico, houve uma inserção muito grande na cidade da música popular cantada em coral, da música encenada e apresentada em espaços não tradicionais e isso angariou uma quantidade muito grande de pessoas que cantou no coral e por conta disso quis realizar um concerto de quarenta anos no mais importante teatro de Ribeirão Preto, no nosso querido Pedro II”.

Concerto Revivis Missa Da Coroação

Concerto Madrigal Revivis – Missa da Coroação com solistas hoje reconhecidos: Bruno de Sá, Jean William, Davide Rocca (Itália) e Cristina Modé. Foto Divulgação Coral da USP Ribeirão Preto.

Com mais de 200 cantores no palco, o concerto trará um repertório com músicas de Lenini, Mozart, Villa Lobos, música negra tradicional em uma grande mostra coral.

Atualmente o Coral da USP Ribeirão Preto possui três grupos na cidade, o Madrigal Revivis, o Feminino Zênite e o Coro Universitário, voltado exclusivamente a estudantes da USP. Possui ainda três projetos externos, o Ribeirão Verde realizado em um bairro da periferia da cidade em parceria com a escola Sathya Sai com coros infantis; o Coral da USP São Carlos iniciado em 2015 por iniciativa do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP; e o Coral Afro Soul Jazz, também realizado na cidade de São Carlos.

Projetos Sociais

O Coral da USP Ribeirão Preto desenvolve atualmente dois projetos voltados à sociedade com o objetivo de ampliar a inserção do canto coral nas comunidades e aproximar a sociedade por meio de ações extensionistas.

Iniciado em 2008, o Projeto Ribeirão Verde foi criado a partir da ideia do Projeto Avizinhar que era realizado pela USP na cidade de São Paulo e hoje foi incorporado pelo Programa USP Aproxima-Ação. Inicialmente foi criado o Coral Infantil da Escola Sathya Sai, que tem uma metodologia de educação focada em valores humanos. A partir da formatura da primeira turma, foi ampliado como atividade extracurricular e hoje atende alunos da educação infantil ao quinto ano, incluindo prática de canto coral com os professores e funcionários.

O Projeto Coral Afro Soul Jazz iniciou seus trabalhos em julho de 2022, com o intuito de comemorar o Dia da Consciência Negra. Com a criação da Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento da USP, o Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP apoiou o projeto a partir de sua Comissão de Inclusão e Pertencimento (CIP) e ele passou a ser permanente e realizado na cidade de São Carlos.

Serviço

40 anos do Coral da USP Ribeirão Preto

Quando | 12 de setembro de 2023, 20 horas.
Onde | Theatro Pedro II
Rua Álvares Cabral 370, centro, Ribeirão Preto-SP
Ingressos | Gratuitos, pela plataforma Sympla
https://www.sympla.com.br/evento/concerto-comemorativo-coral-da-usp-ribeirao-40-anos/2118981
Classificação | Livre
Saiba mais no Instagram @coraldauspribeirao

40 anos do Coral da USP Ribeirão Preto
    • Teatro Pedro II
    • Rua Álvares Cabral, 370, Centro
    • Ribeirão Preto - SP - SP
    • Terça
    • Das 20:00 às 22:00
Não há Comentários :(
Atenção!!! Não escreva dúvidas ou perguntas. Utilize o canal específico Fale Conosco.