Águas em Movimento

Dante Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária - 05/10/2018

Semana USP de Ciência e Tecnologia 2018

A circulação oceânica global (circulação termohalina) é regida pelas diferenças de temperatura e salinidade entre diferentes massas de água. A circulação termohalina dos oceanos é responsável, em grande parte, pela distribuição e trocas de calor entre oceano e atmosfera, influenciando as variações climáticas. Um esquema geral de funcionamento da circulação termohalina global será apresentado através da exibição de projeções na “Science on Sphere”. A seguir será efetuada uma demonstração prática, de forma simplificada, do movimento das camadas de águas com diferentes temperaturas e salinidades. Estas diferenças físicas são as principais forçantes que fazem com que as massas de água oceânicas se movimentem em verticalmente (diferentes profundidades) e espacialmente (entre oceanos).

Águas em Movimento