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As múltiplas facetas da relação entre infância e sociedade discutidas em curso na USP

Comunicação - PRCEU - 11/02/2020

Criança com prioridade: Direitos da Criança e do Adolescente na Sociedade Contemporânea reuniu especialistas para debater com o público 

 

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Um público diversificado se reuniu no dia 9 de outubro de 2019, no Anfiteatro Myaki Issáo da Faculdade de Odontologia (FO) da USP, para ouvir e debater sobre a infância com especialistas em diferentes enfoques no curso de difusão “Criança com prioridade: direitos da criança e do adolescente na sociedade contemporânea”, organizado pelo Programa USP Aproxima-Ação da Pró Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU).

O evento teve como objetivo discutir a saúde e bem-estar da criança nos mais diversos âmbitos e áreas de conhecimento e sensibilizar os participantes sobre a importância do desenvolvimento infantil integral, e sobre como a comunidade em geral e a universidade podem contribuir para o fortalecimento da rede social de proteção à infância e adolescência na nossa sociedade. Neste contexto, três especialistas foram convidados para falar sobre primeira infância, violência, leis protetoras e o poder da literatura.

A mesa de abertura foi composta pela coordenadora do Programa, Ana Estela Haddad, pela pró-reitora de cultura e extensão universitária, Maria Aparecida de Andrade Moreira Machado, a pró-reitora adjunta, Margarida Maria Khohling Kunsch e pelo presidente da comissão de cultura e extensão da FO, Igor Sudart Medeiros, também assessor da PRCEU.

Maria Aparecida enfatizou a importância do evento e de se debater a saúde física e mental da criança. Para ela, é necessário que nos preocupemos com o presente, em vez de esperar que a nova geração mude o futuro. Margarida, completou agradecendo o convite e principalmente a presença de todos em um debate tão relevante para o momento atual no Brasil.

Ana Estela fez uma apresentação sobre o Programa USP Aproxima Ação quedesde 1998 tem contribuído para a disseminação da cultura dentro e no entorno dos campi da USP, respeitando a diversidade e incentivado o cumprimento dos direitos da criança e do adolescente. Haddad prosseguiu sua exposiçãoabordando o tema “Iimportância do Desenvolvimento Infantil Integral desde a Primeira Infância”. Segundo a professora, este é um período crucial para a formação humana e para o desenvolvimento do lado emocional e racional do cérebro: “Quando se cria uma criança em ambiente acolhedor, ela cresce mais habilitada para executar as funções de memória de trabalho, controle inibitório e flexibilidade cognitiva”, afirma.

Em seguida, Maria Thereza Costa Coelho de Souza, docente do Instituto de Psicologia da USP falou sobre “o conceito de violência e a relação com os estágios da inteligência em crianças e adolescentes de diferentes contextos”, e Dora Martins, juíza da Vara Central da infância e Juventude do TJ-SP, abordou a violência no contexto social infantil e dos direitos defendidos atualmente pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, ECA.

Fechando as apresentações, José Nicolau Gregorin Filho, professor da Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas da USP Trouxe o foco para a literatura, explicando a importância da leitura para o desenvolvimento social e psíquico durante a infância.

O curso contou com 90 participantes entre estudantes, docentes e interessados em geral da comunidade. Além dos inscritos e presentes, o evento foi transmitido ao vivo pelo Youtube para uma audiência adicional de 84 pessoas ao vivo e que somou 279 visualizações posteriormente (até a data de publicação desta matéria).

Confira o vídeo:

As múltiplas facetas da relação entre infância e sociedade discutidas em curso na USP
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