• A+
  • A-
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
Fechar
Série de eventos na Biblioteca Brasiliana da USP percorre literatura da Fuvest 2024

Série de eventos na Biblioteca Brasiliana da USP percorre literatura da Fuvest 2024

Comunicação - PRCEU - 24/03/2023

O projeto BBM no vestibular apresenta aulas abertas e gratuitas com especialistas sobre os 9 livros da literatura selecionados para as provas. Em parceria com editoras, será feito sorteio de obras para o público.

Por Tiago Cesquim
23/03/2023 14h27

 

No próximo dia 29 de março, às 18 horas, a Biblioteca Brasiliana Guita e Jose Mindlin (BBM) da USP recebe o público para uma aula e discussão sobre a obra Quincas Borba, de Machado de Assis. Conduzida por Hélio de Seixas Guimarães, especialista na obra machadiana e vice-diretor da biblioteca, o evento dá início à programação anual BBM no vestibular, em que cada um dos livros da Fuvest ganhará uma aula especial conduzida por um convidado da USP.

“A ideia é fazer uma apresentação do livro, destacando pontos que permitam uma reflexão crítica sobre o mundo e que potencialmente podem ser abordados nos vestibulares”, conta Guimarães. Professor livre-docente de Literatura Brasileira no Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, Hélio Guimarães considera que a literatura permite ao indivíduo um aprofundamento de sua percepção e compreensão do mundo. “O pressuposto é de que a literatura problematiza a experiência humana em várias dimensões – individual, coletiva, existencial -, o que nos permite pensar com mais nuances”, pondera.

Aproximando o grande público do universo científico e acadêmico, além de disponibilizar um poderoso meio de aprendizado para aqueles que estão se preparando para concorrer a uma vaga na universidade, a USP disponibiliza diversos recursos para os estudantes e aficionados. A Biblioteca Brasiliana e o Jornal da USP têm publicadas séries de aulas online gratuitas com os conteúdos produzidos nos anos anteriores, parte dos quais continuam na seleção atual do vestibular. Mas participar dos encontros presenciais na BBM tem um caráter especial.

Helio De Seixas Guimaraes Iea Usp Foto Maria Leonor De Calasans_Hélio de Seixas Guimarães é professor de literatura da USP e será responsável pela primeira aula da série BBM no vestibular 2024 falando sobre o livro "Quincas Borba", de Machado de Assis.

Hélio de Seixas Guimarães é professor de literatura da USP e será responsável pela primeira aula da série BBM no vestibular 2024 falando sobre o livro “Quincas Borba”, de Machado de Assis.

“A realização do evento dentro da Universidade em que a maioria dos vestibulandos deseja ingressar é uma forma de aproximar os alunos do ambiente acadêmico, de dar concretude àquilo que eles almejam”, expõe Guimarães, ressaltando ainda que, apesar de concentrar estudantes, o evento é aberto a todos os interessados em conhecer mais a fundo as obras, os autores e seus contextos.

“O fato de ser realizado numa biblioteca que abriga uma coleção extraordinária de livros, entre eles primeiras edições de muitas das obras que fazem parte da lista dos livros do vestibular da Fuvest, também é uma forma de aproximar alunos e alunas dos livros e da cultura dos livros e de mostrar a eles alguns recursos oferecidos pela Universidade não só para a o público acadêmico, mas para o público em geral”, afirma. 

As aulas serão realizadas na Sala Villa-Lobos, um espaço privilegiado para o envolvimento com o tema. Para além do conhecimento sobre os livros do vestibular, o participante tem a oportunidade de conhecer a riqueza do acervo e as possibilidades de acesso aos projetos da biblioteca digital. Para deixar ainda melhor, a BBM fechou parceria com as editoras para o sorteio do livro em estudo nos dias dos eventos.

A Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin da USP preserva um acervo único sobre a história e a literatura brasileira, disponível para a sociedade tanto para acesso físico quanto digital. Comemorando 10 anos de sua abertura, a BBM tem uma extensa programação dedicada a manter vivo o desejo de José Mindlin, doador do acervo, de “inocular o vírus da leitura” às novas gerações.

 

BBM NO VESTIBULAR (Livros da Fuvest 2024)Cartaz do evento BBM no Vestibular - Quincas Borba.

29/03 – Quincas Borba, Machado de Assis

26/04 – Alguma Poesia, Carlos Drummond de Andrade

31/05 – Angústia, Graciliano Ramos

14/06 – Romanceiro da Inconfidência, Cecília Meireles

28/06 – Marília de Dirceu, Tomás Antônio Gonzaga

02/08 – Nós Matamos o Cão Tinhoso, Luís Bernardo Honwana

30/08 – Mensagem, Fernando Pessoa

27/09 – Campo Geral, Guimarães Rosa

25/10 – Dois Irmãos, Milton Hatoum

 

Serviço

BBM NO VESTIBULAR – Livros da Fuvest 2024

Quincas Borba, Machado de Assis.

Data | 29 de março de 2023

Horário | das 18h às 19h30

Local | Sala Villa Lobos, Biblioteca Brasiliana da USP

Endereço | Rua da Biblioteca, 21, Cidade Universitária

Butantã – São Paulo – SP – 05508-050

Quanto | Gratuito

 

Série de eventos na Biblioteca Brasiliana da USP percorre literatura da Fuvest 2024
    Não há Comentários :(
    Atenção!!! Não escreva dúvidas ou perguntas. Utilize o canal específico Fale Conosco.