• A+
  • A-
Fechar
Biblioteca Brasiliana da USP inaugura exposição 200 livros para pensar o Brasil

Biblioteca Brasiliana da USP inaugura exposição 200 livros para pensar o Brasil

Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin - 19/08/2022

Parte das comemorações do bicentenário da Independência do Brasil, a mostra exibe seleção de livros que estimula avaliações críticas sobre a história do país

A Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM) da USP inaugura em 29 de agosto, às 17 horas, a exposição 200 livros para pensar o Brasil, que traz obras editadas do século XVI até os dias atuais, oferecendo um vasto caleidoscópio de interpretações e pontos vista sobre o país. A mostra gratuita fica aberta até 16 de dezembro, de segunda a sexta, das 8h30 às 18h30.

Para apresentar um panorama heterogêneo sobre o Brasil, a seleção conta com os livros canônicos, com os projetos de país vitoriosos, mas também são iluminados os projetos derrotados, as vozes silenciadas. Assim, a exposição dá espaço a obras consagradas, mas também a interpretações de Brasil presentes em obras e autores que lutaram ou lutam para serem mais amplamente reconhecidos. De Gilberto Freyre e Sueli Carneiro, de José de Alencar a Davi Kopenawa, de Machado de Assis a Carolina Maria de Jesus, os contrastes e confluências percorrem toda a exposição.

O diretor da BBM e um dos curadores, Alexandre Macchione Saes, destaca o caráter abrangente das obras. “Com a exposição 200 livros para pensar o Brasil, a Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin convida a comunidade para percorrer a rica produção literária, histórica e sociológica brasileira”. 

Para ele, o contraste de autores traz um panorama rico da história do país. “Ao reunir autores consagrados com vozes silenciadas ou menos reconhecidas pela crítica, oferecemos a oportunidade de observar os diversos Brasis que devem compor nossa interpretação sobre a sociedade brasileira em seus 200 anos”, completa Saes.

A exposição faz parte da semana USP pensa Brasil que ocorre entre os dias 29 de agosto e 2 de setembro de 2022. O evento, idealizado pela vice-reitoria da Universidade de São Paulo, reunirá um amplo conjunto de atividades tanto para refletir sobre a conjuntura nacional, quanto para disseminar a produção científica da universidade e os projetos desenvolvidos em torno do bicentenário da Independência e o centenário da Semana de Arte Moderna.

A curadoria ressalta que “Como toda seleção deve ser, a apresentada em 200 livros para pensar o Brasil é apenas um percurso possível para pensarmos o Brasil, que deve ser confrontado com diferentes propostas. Os critérios que definiram a seleção dos 200 livros da BBM devem ser problematizados, oferecendo espaço para que outros 200 livros possam ser incluídos. Afinal, qual deve ser a Biblioteca Brasiliana que pensa o Brasil no século XXI?”

Serviço
200 livros para pensar o Brasil

Abertura | 29 de agosto de 2022, às 17 horas
Quando | 29 de agosto a 16 de dezembro 2022, de segunda a sexta, das 8h30 às 18h30
Onde | Rua da Biblioteca, 21 Cidade Universitária – SP Sala Multiuso, Subsolo
Visitas mediadas | mediacaobbm@usp.br ou 11 2648 0316
Mais informações | www.pensabrasil.usp.br  

200 livros para pensar o Brasil
  • 29/ago/2022 até 16/dez/2022
  • Classificação: Livre