• A+
  • A-
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
Fechar
Biblioteca Brasiliana promove encontro com Itamar Vieira Junior

Biblioteca Brasiliana promove encontro com Itamar Vieira Junior

Comunicação - PRCEU - 24/10/2023

O evento com o premiado escritor baiano tem o objetivo de promover a leitura e a formação de leitores

Eliete Viana

Na próxima segunda-feira, dia 30 de outubro, às 18h30, o autor dos romances Torto Arado e Salvar o Fogo (Todavia), vai estar na USP para uma conversa sobre a leitura na formação do escritor, a relação do escritor com seus leitores e outros assuntos ligados à leitura em geral, realizada pela Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM) no Auditório István Jancsó.

Vencedor dos prêmios Leya, Oceanos e Jabuti, Itamar Vieira Junior nasceu em Salvador, na Bahia, em 1979. É geógrafo e doutor em estudos étnicos e africanos pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Seu romance Torto Arado é um dos maiores sucessos — de público e crítica — da literatura brasileira das últimas décadas, tendo sido traduzido em mais de vinte países, com futura adaptação para o audiovisual. Esta obra chegou recentemente ao mercado literário dos Estados Unidos e está sendo considerada pela crítica o “mais importante romance brasileiro do século até agora”. 

A conversa com o autor terá a participação de Lígia Ferreira, professora da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e especialista na obra de Luís Gama, e de Hélio de Seixas Guimarães, professor de Literatura Brasileira da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, que também farão a mediação com o público.

Este encontro será o primeiro do Projeto Convite à Leitura, o qual “tem como objetivo a formação de leitores e o incentivo à leitura, que é também uma função importante das bibliotecas. Um dos objetivos e prazeres de José Mindlin (1914-2010) com sua biblioteca composta de livros tão especiais [que deu origem à BBM] era incentivar a leitura e inocular o que ele chamava de “vírus dos livros”. Ao convidar autores para falar das suas experiências como leitores, queremos aproximar autores e leitores, afinal, todo autor é antes de tudo um leitor”, explica Guimarães, que também é o curador da iniciativa e vice-diretor da BBM.

O público-alvo são todas as pessoas interessadas por literatura, os que trabalham com letramento literário de jovens e adultos, além da comunidade interna da USP.

O evento com Itamar Vieira Junior terá transmissão simultânea pelo canal da BBM no YouTube e ficará gravado para compor uma biblioteca digital da Nova literatura brasileira da BBM.

Neste dia, antes da conversa com o escritor, haverá a participação do Coralusp Feminino, com apresentação de um repertório de composições de Luiz Gonzaga, Dorival Caymmi, Vicente Mattos, Dinoel Sampaio e Arlindo Velloso.


Serviço

Encontro com Itamar Vieira Junior

Conversa com a participação dos professores Lígia Ferreira e Hélio de Seixas Guimarães  

Quando | 30 de outubro (segunda-feira) às 18h30 

Onde Auditório István Jancsó, no Espaço Brasiliana, na Rua da Biblioteca, 21 – Cidade Universitária, São Paulo

Quanto | Grátis, sem necessidade de inscrição (sujeito à lotação do Auditório, que tem capacidade de 320 lugares)

Encontro com Itamar Vieira Junior
    Não há Comentários :(
    Atenção!!! Não escreva dúvidas ou perguntas. Utilize o canal específico Fale Conosco.