• A+
  • A-
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
Fechar
Café USP 60+ discute preconceito com a idade em mais um encontro aberto

Café USP 60+ discute preconceito com a idade em mais um encontro aberto

Comunicação - PRCEU - 15/06/2022

Especialista fala sobre etarismo, uma forma de discriminação antiga e pouco discutida

O  ciclo de encontros Café USP 60+ recebe nesta segunda-feira (dia 20), às 19 horas, a psicóloga Fran Winandy, consultora em programas de diversidade etária e criadora do blog etarismo.com.br. O evento online será transmitido ao vivo pelo canal USP 60 + no YouTube.

Ela conversa com o médico Egidio Dórea, coordenador do programa USP 60+, sobre a intolerância relacionada com a idade, em casos semelhantes ao racismo e sexismo.

Autora do livro “Etarismo, um novo nome para um velho preconceito”, publicado em 2021 pela editora Gulliver, Winandy acompanha problemas relacionados ao mercado de trabalho, a representação da velhice na propaganda e em produções audiovisuais, além do medo de ficar mais velho e as preocupações com um envelhecimento ativo.

“O idadismo ou etarismo é considerado o mais frequente e menos discutido dos preconceitos, manifestando-se nas relações pessoais e institucionais, além das redes sociais”, destaca Dórea. “Vamos discutir diversos aspectos relacionados a uma situação que, se não nos afeta agora, certamente poderá fazer parte do nosso futuro.” 

 

Sobre o Café USP 60+

A iniciativa reúne profissionais de diversas áreas para uma conversa descontraída com o coordenador do programa USP 60+, Egidio Dórea. As transmissões ao vivo são disponibilizadas com legenda no canal do YouTube do programa.

A ação surgiu com a necessidade de se discutir temas ligados ao envelhecimento com embasamento em diversas especialidades. Para isso, Dórea conversa com convidados sobre áreas variadas, sejam temas culturais, políticos, sociais ou econômicos.

Criado pela professora Ecléa Bosi em 1994, o programa USP 60+ é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária. A cada semestre disponibiliza milhares de vagas gratuitas em cursos e atividades na USP. Confira mais em extensao.usp.br/usp60/.

 


Serviço

Programa Café 60+

Tema | Etarismo, um novo nome para um velho preconceito

Convidada | Psicóloga, consultora e pesquisadora Fran Winandy

Quando | 20 de junho, segunda-feira, 19h

Transmissão ao vivo em https://www.youtube.com/c/ProgramaUSP60mais

Café USP 60+ discute preconceito com a idade em mais um encontro aberto
  • Classificação: Livre
    Não há Comentários :(
    Atenção!!! Não escreva dúvidas ou perguntas. Utilize o canal específico Fale Conosco.