Cinema da USP exibe mostra com filmes inspirados em histórias em quadrinhos

CINUSP Paulo Emílio - 20/06/2022

24 quadrinhos por segundo une o cinema e as histórias contadas por páginas ilustradas.

A partir do dia 20 de junho, o Cinusp apresenta 24 quadrinhos por segundo, mostra de filmes que surgiram a partir das páginas das histórias em quadrinhos. As sessões ocorrem na nova sala do Cinusp no centro cultural Camargo Guarnieri, são gratuitas e abertas a todo público.

Histórias contadas por uma sequência de imagens fazem parte do repertório cultural da humanidade desde os egípcios, gregos e maias, e se consolidam durante o século XX também no formato de publicações, em que as imagens são acompanhadas de texto e balõezinhos com falas.

Semelhantes à montagem cinematográfica na constante mudança de ponto de vista, de enquadramento, essas páginas ganham vida nas adaptações dos quadrinhos para a telona, na sala de cinema, onde 24 pequenos quadros são projetados a cada segundo criando a ilusão de movimento, agora acompanhados de vozes de verdade, e ambientes sonorizados.

Nessa nova mostra o público poderá conferir obras muito fiéis à estética dos quadrinhos, como “Sin City” ou ainda dialogando também com a linguagem dos jogos eletrônicos, caso de “Scott Pilgrim contra o mundo”, mas também adaptações cuja referência é menos óbvia, por exemplo em “Nossa irmã mais nova” do premiado diretor japonês Hikaru Kore-eda.

Não podia faltar, é claro, um clássico da infância das crianças brasileiras, “Turma da Mônica – Laços” encabeça a programação, adentrando o universo de Mauricio de Sousa numa atualização contemporânea de suas personagens. A adaptação livre das histórias também pode ser conferida no giallo italiano italiano “Baba Yaga”, que toma rumos diferentes do quadrinho em que foi inspirado, porém, utilizando dos elementos visuais marcantes de seu original.

A grade de programação ainda conta com a produção japonesa, “Lady Snowblood – vingança na neve”, o sueco “Nós somos os melhores!”, o americano “Tank Girl – detonando o futuro”, a busca por vingança no coreano “Old boy” de Park Chan-Wook, e uma sessão especial de uma das primeiras adptações dos quadrinhos para o cinema na cinessérie “Flash Gordon” de 1936.

Mais do que especial ainda será um debate com o ilustrador Gabriel Bá, no dia 30/06, logo após exibição de uma parte de “Umbrella Academy”, série de sucesso internacional baseada nos quadrinhos do brasileiro.

A mostra 24 quadrinhos por segundo acontece entre os dias 20 de junho e 08 de julho. O Cinusp funciona de segunda a sexta-feira, com sessões às 16h e às 19h. A entrada é aberta ao público e não há cobrança de ingressos.

A sala nova fica na Rua do Anfiteatro, 109, Cidade Universitária, dentro do centro cultural Camargo Guarnieri no campus Butantã da USP.

Para mais informações, acesse: www.usp.br/cinusp/

Cinema da USP exibe mostra com filmes inspirados em histórias em quadrinhos
  • Classificação: Livre