Cinusp exibe a 10ª edição da Mostra de Animação

Comunicação - PRCEU - 19/07/2023

A diversidade técnica e geográfica do cinema de animação são contempladas na programação das férias de julho

Por Fabio Rubira

Para celebrar a décima edição da sua Mostra de Animação, em cartaz até 6 de agosto, o Cinema da USP (Cinusp) apresenta uma programação que valoriza a história da animação e seu desenvolvimento como arte. São 14 longa-metragens que vão do stop-motion e a colagem até a animação 3D. Há ainda uma sessão de curtas nacionais em parceria com a Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA).

Entre os destaques históricos, “O Romance de Renard” o sexto longa-metragem animado a ser lançado no mundo, em 1937. A história com fábulas medievais proporcionou um vasto legado visual.

O italiano “Música e Fantasia“, de 1976, brinca com os padrões cinematográficos americanos na sátira do filme “Fantasia”, produzido pela Disney antes da metade daquele século.

O gênero anime segue representado com dois grandes sucessos de público e crítica. “Padrinhos de Tóquio” discute a solidão, angústia e exclusão social a partir da história de três personagens na véspera de Natal. Já “Your Name“, de Makoto Shinkai, aborda a conexão entre dois jovens que não se conhecem e, com vidas completamente distintas, acordam um no corpo do outro.

Entre as animações brasileiras, “Tromba Trem“, baseado na série televisiva de mesmo nome, com a trajetória de Gajah, um elefante sem memória suspeito de uma série de crimes misteriosos. “Boi Aruá“, de Francisco Liberato, representa o sertão nordestino com as características visuais típicas da literatura de cordel e da arte em gravura. Já as personagens da cartunista Laerte Coutinho inspiram “A Cidade dos Piratas“, de Otto Guerra.

Mais seis curtas nacionais recentes, como “Guida” e “Tamo Junto”, serão apresentados no dia 26 de julho, às 19 horas, em parceria com a Associação Brasileira de Cinema de Animação. Os diretores Rosana Urbes e Pedro Conti, respectivamente, participarão de um debate após a exibição.

Também será realizada a tradicional “batalha“, com uma votação nas redes sociais entre duas animações populares dos anos 2000, “Madagascar” e “Kung Fu Panda”, produzidas a partir de computação gráfica. O filme vencedor será exibido em 4 de agosto, às 19 horas.

[yotuwp type=”videos” id=”h2PjMjEWNrg” ]

As sessões da 10ª Mostra de Animação são gratuitas e abertas ao público em geral.

As exibições são feitas de segunda a sexta-feira, às 16 e 19 horas, na nova sala no Centro Cultural Camargo Guarnieri, no campus Butantã da USP, na zona oeste. E aos sábados e domingos, às 16 e 18 horas, no Centro Maria Antonia, na Vila Buarque, região central da capital.

A programação diária completa pode ser conferida em www.usp.br/cinusp.

10ª Mostra de Animação
    • Cinusp Nova Sala