• A+
  • A-
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
Fechar
Cinusp celebra 30 anos com série especial de exibições gratuitas e eventos comemorativos

Cinusp celebra 30 anos com série especial de exibições gratuitas e eventos comemorativos

Comunicação - PRCEU - 10/10/2023

São quase 600 mostras com uma ampla diversidade de temas ao longo da trajetória e produções das mais variadas

Por Fabio Rubira

O Cinema da USP (Cinusp Paulo Emílio) completa 30 anos de atividades gratuitas e abertas ao público em geral com a nova mostra De repente 30. O título faz uma referência à comédia romântica de 2004 sobre uma viagem no tempo do casal interpretado por Jennifer Garner e Mark Ruffalo.

“A ideia é recuperar o que era o cinema em 1993 e o que faz sentido exibir hoje”, explica Eduardo Morettin, diretor do Cinusp e professor da Escola de Comunicações e Artes da USP. A programação, de 16 de outubro até 12 de novembro, conta com “Jurassic Park” de Steven Spielberg, “Adeus, minha concubina”, do diretor chinês Chen Kaige, além de “Adrenalina Máxima” de Takeshi Kitano e “Cenas da Vida” de Robert Altman.

Na abertura da mostra, na próxima segunda-feira (dia 16) às 19 horas no Centro Cultural Camargo Guarnieri, serão exibidos “Boca de Lixo”, de Eduardo Coutinho, e um documentário sobre esses 30 anos do Cinusp. A programação também conta com o drama “Alma Corsária” de Carlos Reichenbach, em uma sessão conjunta com a Cinemateca Brasileira, e uma sessão especial na noite de Halloween, em 31 de outubro.

Esse “ecletismo” e a busca por diversidades “temática, geográfica, de gênero e racial”, segundo Morettin, são as principais características presentes nas quase 600 mostras exibidas nas últimas três décadas, em um histórico que ele próprio admira como “muito expressivo e impressionante”.

Em participação no programa Cultura na USP, veiculado na Rádio USP pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária, o professor explicou que o trabalho “eminentemente de pesquisa” da curadoria é realizado no Cinusp a partir de uma “atividade coletiva que conta com a colaboração de jovens estagiários bolsistas da Universidade, de várias áreas e muito interdisciplinares, que contribuem para tornar cada vez mais renovada essa paixão pelo cinema”. Isso permite que o “repertório cultural e artístico seja a todo momento revisitado, de inúmeras maneiras, por mostras das mais diferentes. E sempre com grandes surpresas”.

Para além dessa dedicação “do ponto de vista estético e de como os filmes dialogam com o mundo contemporâneo”, a nova sala de projeções no Centro Cultural Camargo Guarnieri, na Cidade Universitária, conta com um avançado sistema de projeção 4K, contribuindo para a “fruição do espetáculo cinematográfico em toda a sua potencialidade”.

 

Lançamentos comemorativos

Celebrando esses 30 anos, o Cinusp promove também o curso “Do não-cinema ao cinema total: um percurso realista”, com a professora Lúcia Nagib, da Universidade de Reading, no Reino Unido. Serão três encontros presenciais, de 17 a 20 de outubro. As inscrições gratuitas podem ser feitas até este domingo (dia 15) no formulário on-line do sistema Apolo.

Já no dia 9 de novembro será lançado o livro “O Álbum Marey de Educação Física: cinema racial e cronofotografia”. Os autores são o historiador francês Bernard Andrieu, especialista na obra de Étienne-Jules Marey, um dos pioneiros no estudo do movimento, da fotografia e do cinema, e as professoras Ana Cristina Zimmermann e Soraia Chung Saura, da Escola de Educação Física e Esporte da USP. A obra faz parte da Coleção Cinusp, iniciada em 2011 e disponível no Portal de Livros Abertos da USP.

Serviço

As sessões comemorativas dos 30 anos do Cinusp em De repente 30 são gratuitas e abertas ao público em geral.

As exibições são feitas de segunda a sexta-feira, às 16 e às 19 horas, na nova sala no Centro Cultural Camargo Guarnieri, no campus Butantã da USP, na zona oeste. E aos sábados e domingos, às 16 e 18 horas, no Centro Maria Antonia, na Vila Buarque, região central da capital.

A programação diária completa pode ser conferida em www.usp.br/cinusp.

De repente 30
    • Cinusp Nova Sala
    • Rua do Anfiteatro, 109
    • São Paulo - SP
    • CEP: 05508-060
    • de Segunda a Sexta
    • Cinusp Maria Antônia
    • Rua Maria Antônia, 294
    • São Paulo - SP
    • CEP: 01222-010
    • aos finais de semana
Não há Comentários :(
Atenção!!! Não escreva dúvidas ou perguntas. Utilize o canal específico Fale Conosco.