• A+
  • A-
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
Fechar
Nova mostra no Cinusp exibe produções inspiradas em grandes pintores e suas obras famosas

Nova mostra no Cinusp exibe produções inspiradas em grandes pintores e suas obras famosas

Comunicação - PRCEU - 30/06/2023

A programação de “Óleo Sobre Tela” destaca os encontros de artistas de diversas épocas com o cinema 

Por Fabio Rubira

O Cinema da USP (Cinusp) apresenta até 16 de julho a mostra Óleo Sobre Tela. São exibições gratuitas de filmes sobre arte, inspirados por ela ou com enredos sobre grandes pintores da história e suas famosas obras.

O convite é para o público “apreciar o encontro” da tinta sobre a grande tela. “Seja por meio da recriação de quadros, da experimentação estética ou do retrato de artistas que formam um cânone, a influência que a pintura exerce na sétima arte deixa sua marca sobre a forma e o conteúdo daquilo que assistimos”, explica a curadoria.

Entre os destaques, “O Mistério de Picasso“, produção francesa de 1956 com caráter documental sobre o famoso pintor espanhol. Em “Caravaggio“, o diretor e artista britânico Derek Jarman propõe um olhar sobre o consagrado pintor italiano a partir das lembranças de sua vida pessoal e carreira artística. Já “Com Amor, Van Vogh“, homenageia o grande pintor holandês.

No nacional “Filme de Amor“, inspirado no mito grego das Três Graças, Júlio Bressane faz uma releitura do que foi um importante ideal estético para a arte por séculos, a partir de um encontro de três amigos cariocas. O clássico “O Retrato de Jeannie“, de 1948, destaca a história de um pintor fracassado em Nova York que tem a vida mudada radicalmente quando conhece sua musa inspiradora.

[yotuwp type=”videos” id=”80reK6-nteI” ]

 

Veiculado na edição de 29/06 do programa Cultura na USP na Rádio USP.

Serviço

Oléo sobre Tela

As sessões de Óleo Sobre Tela, gratuitas e abertas ao público em geral, são realizadas na nova sala no Centro Cultural Camargo Guarnieri, no campus Butantã da USP, na zona oeste, de segunda a sexta às 16 e 19 horas. E no Centro Maria Antonia, na Vila Buarque, região central da capital, aos sábados e domingos às 16 e 18 horas.

A programação diária completa pode ser conferida em www.usp.br/cinusp.

Nova mostra no Cinusp exibe produções inspiradas em grandes pintores e suas obras famosas
  • Classificação: Livre
    Não há Comentários :(
    Atenção!!! Não escreva dúvidas ou perguntas. Utilize o canal específico Fale Conosco.