Concurso de redação premia estudantes, professores e escolas da rede pública

Dante Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária - 22/11/2019

26/05/2020 – 14h
Atenção: Devido à pandemia de covid-19 e ao consequente fechamento das escolas de São Paulo, sem prazo para retorno e com as incertezas quanto às dinâmicas pedagógicas que serão possíveis até o final de 2020, a organização do concurso optou por suspendê-lo este ano e, após novas avaliações de cenário, retomar o projeto em 2021, caso volte ser viável  que as escolas tenham condições de participar e trabalhar o assunto.
________________________________________________________________________________________________________

Ação valorizará produções com boa construção textual e reflexão crítica e histórica sobre a história do Brasil a partir da referência do Museu do Ipiranga

Estudantes do ensino fundamental II (5o ao 9o ano) da rede pública estadual de São Paulo podem se inscrever, até o dia 30 de abril, no concurso de redação 200 anos da Independência do Brasil. A premiação, que inclui computadores, tablets e notebooks, contempla não apenas os autores dos melhores textos, mas também seus professores e escolas.

Realizada pela USP com a parceria da FUVEST e da Secretaria Estadual da Educação de São Paulo, a iniciativa faz parte dos planos da Universidade de aumentar o grau de aproximação e interação com as escolas.

“A importância dessa ação vai além da premiação: ao promover esse concurso, queremos valorizar e nos colocar como parceiros da escola pública”, diz a pró-reitora de cultura e extensão universitária da USP, Maria Aparecida de Andrade Moreira Machado. “Vamos trabalhar junto aos professores dessas escolas para estimular os alunos a se engajarem em boas redações. Somando-se a isso, é importante destacar que o tema do concurso é um momento crucial na história do Brasil, além de estar relacionado ao Museu do Ipiranga da USP, um patrimônio público que será reaberto à população em 2022”, completa a professora.

Os interessados em participar devem acessar os links abaixo que disponibilizam o edital completo, a folha padrão para uso dos concorrentes e o formulário de inscrição. Cartazes de divulgação impressos foram enviados a todas as escolas estaduais, mas também é possível baixar e imprimir mais cópias, para professores interessados em estimular a participação de seus alunos.

Confira abaixo:

Cartaz de divulgação

Edital do concurso

Folha padrão (PDF)
(uso obrigatório para a redação a ser inscrita)

Inscrição online – de 1º de dezembro de 2019 a 30 de abril de 2020
(link para ambiente do Sistema Apolo)

Dúvidas frequentes:

A redação deve ter algum gênero ou estilo obrigatório?
Não. O gênero é totalmente livre. A exigência é apenas relativa ao tema (200 anos da independência do Brasil).

Existe número máximo ou limite de redações por escola ou turma?
Não. Cada escola pode participar com quantos inscritos desejar.

Concurso de redação premia estudantes, professores e escolas da rede pública
    Atenção!!! Não escreva dúvidas ou perguntas. Utilize o canal específico Fale Conosco.