Universidades Estaduais Paulistas realizam Congresso de Extensão e Cultura

Comunicação - PRCEU - 18/04/2023

As universidades UNESP, Unicamp e USP realizarão o Congresso de Extensão e Cultura “Juntas pensando o futuro” nos dias 26 e 27 de junho de 2023, no Centro de Convenções da Unicamp. O evento tem como objetivo proporcionar aos participantes a oportunidade de trocar experiências sobre extensão universitária e discutir as principais tendências e desafios da área, sob a ótica de três das universidades estaduais e públicas do estado de São Paulo.

Congresso De Extensao E Cultura Das Universidades Estaduais Paulistas

A extensão universitária é uma das formas de conectar as universidades à sociedade, levando o conhecimento produzido nas instituições acadêmicas para além dos muros das universidades. É uma importante ferramenta para fomentar a cidadania, a inclusão social e o desenvolvimento sustentável, além de contribuir para a formação dos estudantes e para a produção de conhecimento relevante para a sociedade.

A troca de experiências entre as universidades é fundamental para o fortalecimento da extensão universitária e para o aprimoramento das práticas de ensino, pesquisa e extensão. O Congresso de Extensão e Cultura “Juntas pensando o futuro” das Universidades Estaduais Paulistas é uma oportunidade para que estudantes, pesquisadores, professores e profissionais troquem experiências, debatam e reflitam sobre as práticas de extensão universitária, buscando aprimorar e ampliar o impacto social das atividades de extensão.

As inscrições para o Congresso já estão abertas e podem ser feitas pelo site do evento em http://congresso3universidades.proec.unicamp.br/.

Com informações de Pâmela Baena  e imagem de Claudio Moreira, da Unicamp.

Congresso de Extensão e Cultura das Universidades Estaduais Paulistas

“Juntas pensando o futuro”

Período de inscrições: 10/04/2023 a 26/06/2023

Local: Centro de Convenções da Unicamp

Site para inscrições: http://congresso3universidades.proec.unicamp.br/

26/06/2023   (segunda-feira)

10h – 11hCerimônia de abertura

11h – 12h15Conferência de abertura

12h15 – 14hAlmoço

14h – 15h50Mesa redonda: Curricularização da Extensão na Graduação

Profa. Dra. Marli Quadros Leite, Pró-reitora de Cultura e Extensão Universitária da USP

Prof. Dr. Raul Borges Guimarães, Pró-reitor de Extensão Universitária e Cultura da UNESP

Prof. Dr. Fernando Antonio Santos Coelho, Pró-reitor de Extensão Universitária e Cultura da UNICAMP

15h50 – 16h10Coffee break

16h10 – 18hMesa redonda: Curricularização da Extensão na Graduação

Profa. Dra. Célia Maria Giacheti – Pró-reitora de Graduação da Unesp

Prof. Dr. Marcos Garcia Neira, Pró-Reitor Adjunto de Graduação da USP

Profa. Dra. Laura Rifo, Assessora Docente da Pró-reitoria de Graduação da UNICAMP

27/06/2023         (terça-feira)

08h30 – 10h20  Mesa redonda: Inovação social e empreendedorismo social

Prof. Dr. Raul Gonzalez Lima, Pró-Reitor Adjunto de Inovação da USP

Profa. Dra. Lais Silveira Fraga, Coordenadora do Programa ITCP/UNICAMP

Prof. Dr. Saulo Philipe Sebastião Guerra, Diretor da Agência Unesp de Inovação

10h20 – 10h40Coffee break

10h10 – 12hMesa redonda: Financiamento das Atividades de Extensão para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico

Prof. Dr. Hélder Eterno da Silveira, Presidente do FORPROEX

Prof. Dr. Marcelo Knörich Zuffo, Diretor do Centro de Inovação InovaUSP

Profa. Dra. Claudia Andréa Mayorga Borges, Pró-reitora de Extensão da UFMG

12h – 14hAlmoço

14h – 15h50Mesa redonda: Interface entre extensão universitária e cultura: conceituação e valorização

Prof. Dr. Paulo Celso Moura, Coordenador da Coordenadoria de Ação Cultural da UNESP

Profa. Dra. Maria Arminda do Nascimento Arruda, Vice-Reitora da USP

Prof. Dr. Cacá Machado, Diretor Executivo da Diretoria de Cultura da UNICAMP

Universidades Estaduais Paulistas realizam Congresso de Extensão e Cultura
  • Classificação: Livre
    Atenção!!! Não escreva dúvidas ou perguntas. Utilize o canal específico Fale Conosco.