O Centro de Preservação Cultural da USP/Casa de Dona Yayá recebe um debate no próximo dia 7 de novembro sobre experiências e políticas relacionadas ao patrimônio cultural indígena.
A atividade integra a programação do seminário “Patrimônio Cultural Indígena em Debate – Conceitos e Experiências”, realizado pela Escola da Cidade em parceria com o CPC e o Museu das Culturas Indígenas.
A programação começa nesta quarta-feira, dia 25, na Escola da Cidade. E prossegue com mais duas mesas-redondas nos dias 7 e 9 de novembro. O evento vai reunir especialistas, pesquisadores e representantes da comunidade indígena buscando fomentar o debate em torno da formação e atualização profissional nas áreas de preservação e conservação do patrimônio cultural. Também visa promover o intercâmbio entre diversas áreas do conhecimento e os saberes tradicionais indígenas. A participação é gratuita, sem necessidade de inscrição.
O ciclo de conversas faz parte do projeto “Desafios para Proteção do Patrimônio Cultural Indígena – Mata Atlântica, Patrimônio Humano e Não Humano em São Paulo”. A intenção é fortalecer o patrimônio cultural do território dos Guarani Mbya, na Terra Indígena Jaraguá, na parte noroeste da cidade de São Paulo, juntamente com a Terra Indígena Tenonde Porã e a Terra Indígena Krukutu, ambas localizadas em Parelheiros, na região sul. Os Guarani Mbya mantêm uma obstinada resistência pela sobrevivência de seu povo, contra o abandono dos serviços de saúde e pela regularização fundiária, em litígio com famílias não indígenas.
Serviço
Seminário Patrimônio Cultural Indígena em Debate – Conceitos e Experiências
• Mesa 1: “Patrimônio imaterial e o saber fazer tradicional”
Quando: 25 de outubro (quarta-feira) das 18h às 20h30
Convidados: Fabíola Andréa Silva (Museu de Arqueologia e Etnologia da USP), Luiz Fernando de Almeida (Instituto Pedra) e Jurandir Karai Djekupe (Tekoa Yvy Porã – Terra Indígena Jaraguá).
Mediação: Anna Beatriz Galvão (Escola da Cidade)
Local: Escola da Cidade | rua General Jardim, 65, Vila Buarque – São Paulo-SP
• Mesa 2: “Patrimônio cultural indígena: políticas e experiências”
Quando: 7 de novembro (terça-feira) das 18h às 20h30
Convidados: Tamikuã Txihi (Toca da Onça/Tekoa Itakupe – Terra Indígena Jaraguá), Wellington Cançado (Revista Piseagrama e Universidade Federal de Minas Gerais) e Yussef Campos (Universidade Federal de Goiás).
Mediação: Flávia Brito do Nascimento (CPC-USP)
Local | Centro de Preservação Cultural-USP/Casa de Dona Yayá | rua Major Diogo, 353, Bela Vista – São Paulo-SP
• Mesa 3: “Patrimônio cultural e territórios tradicionais – perspectivas desde a Mata Atlântica”
Quando: 9 de novembro (quinta-feira) das 18h às 20h30
Convidados: Sonia Ara Mirim (Tekoa Ytu – Terra Indígena Jaraguá), Tania Knapp (INSUAH e Universidade de São Paulo) , Zélia Pupo e Maurício Pupo (Quilombo André Lopes – Vale do Ribeira).
Mediação: Laura Pappalardo (Escola da Cidade – Chão Coletivo e USP)
Local : Museu das Culturas Indígenas | rua Dona Germaine Burchard, 451, Água Branca – São Paulo-SP