Encontro traz apresentações artísticas gratuitas e discute futuro de políticas culturais

Comunicação - PRCEU - 18/05/2022

Iniciativa vai discutir políticas de gestão cultural a partir de atividades promovidas em São Carlos e Ribeirão Preto

Por Elcio Silva
18/05/2022 11h51

A USP realiza o encontro “Cultura e Diálogo” durante a próxima semana, de 23 a 27 de maio, nos campi de São Carlos e Ribeirão Preto. O objetivo é promover apresentações artísticas e ao mesmo tempo discutir políticas variadas de cultura e extensão universitária. Gratuito e aberto a todos os interessados, será realizado de forma presencial e remota com transmissão online. As inscrições estão abertas no link bit.ly/culturaemdialogo

Além das apresentações, a programação reúne mesas-redondas, conferências e encontros formativos.

David Sperling Usp

David Sperling, professor do Instituto de Arquitetura e Urbanismo – Foto: Arquivo pessoal

Para o professor David Sperling, presidente do Grupo Coordenador das Atividades de Cultura e Extensão no campus de São Carlos, o evento visa integrar as iniciativas culturais dos campi do interior a partir de uma reflexão coletiva de ações e programas. “A proposta é que os produtores de cultura nos campi de São Carlos e Ribeirão Preto tenham espaço para compartilhar visões relacionadas às políticas culturais, suas formas de fazer cultura e alinhar horizontes conjuntos”.

Celso Frateschi Em Diana Foto Edson Kumasaka

Celso Frateschi na peça Diana – Foto Edson Kumasaka.

O evento contará com concerto de câmara do grupo Ensemble Brasil Matuto, do campus da USP em Ribeirão Preto, que mistura música instrumental, poesia e teatro, além de apresentações dos Corais da USP de São Carlos e Ribeirão Preto. Como convidado, o espetáculo Diana, do ator e diretor teatral Celso Frateschi, será encenado no SESC São Carlos e no Teatro do Campus, em Ribeirão Preto.

As atividades serão encerradas com discussões sobre concepções de cultura, arte, políticas de ação e gestão cultural. Um documento com a síntese dos trabalhos será elaborado para contribuir com o fortalecimento das políticas culturais na Universidade.

“Cultura em Diálogo” é organizado pelos Grupos Coordenadores das Atividades de Cultura e Extensão dos campi da USP em São Carlos e em Ribeirão Preto, além do Centro Cultural da USP em São Carlos, Teatro da USP e Coral da USP nos dois campi e Seção de Atividades Culturais de Ribeirão Preto.

A programação completa está disponível em sites.usp.br/culturaemdialogo/.

Cultura em Diálogo

Quando | De 23 a 27 de maio de 2022
Onde | Presencialmente nos campi de São Carlos e Ribeirão Preto.
O público também poderá participar remotamente pelas transmissões via YouTube
Quanto | grátis
Programação completa |  sites.usp.br/culturaemdialogo

Cultura em Diálogo