Curso gratuito explora a teoria da relatividade de Einstein

Centro Universitário Maria Antonia - 06/08/2019

Participantes são convidados a conhecer as consequências da teoria mais conhecida do mundo. Voltado à população, com prioridade aos professores da rede pública.

O Centro Universitário Maria Antonia da USP realiza a partir de 4 de setembro o curso gratuito A relatividade de Einstein: espaço, tempo e memória. Ministrado pela professora Fabiana Kneubil, é dividido em quatro encontros, sempre às quartas-feiras, das 14h30 às 16h30.

O curso se propõe a explorar porque a relatividade é a teoria mais famosa do mundo, e convida o participante a conhecer as consequências desta teoria. A professora Fabiana explica que serão abordados “o que acontece com o funcionamento de relógios, a percepção do espaço, a passagem do tempo e a relação entre massa e energia”.

As inscrições gratuitas estão abertas. São 85 vagas, sujeitas à seleção, com prioridade aos professores da rede pública.

Os alunos que tiverem pelo menos 85% de frequência receberão certificado de participação.

Informações e inscrições pelo e-mail cursosma@usp.br ou pelo telefone (11) 3123-5213.

4 de setembro

O universo físico clássico; teorias e as regras do jogo na física; noções de espaço.

11 de setembro

A noção de tempo e a sincronização de relógios; relógios em movimento e o jogo da relatividade; eventos; os absolutos e as transformações de Lorentz.

18 de setembro

Velocidade da luz, tempo próprio, simultaneidade e causalidade

25 de setembro

Massa e energia; curvatura do espaço-tempo; buraco negro; novas estruturas do universo relativístico