Curso gratuito de elaboração de roteiro audiovisual sobre histórias pessoais

Centro de Preservação Cultural - 21/03/2023
As inscrições estão abertas até 9 de abril pelo Sistema Apolo de Cultura e Extensão da USP

Fazendo uso da comunicação audiovisual, este curso busca trabalhar com os participantes a valorização das trajetórias pessoais e de suas famílias, buscando um entendimento de como a história dos lugares também são constituídas por nossa presença e participação. E como as trajetórias familiares se relacionam com períodos históricos e fenômenos sociais importantes, fazendo parte da memória da cidade e do país, participando em diversos sentidos de nosso patrimônio material e imaterial. A proposta parte do princípio de que todos possuem, hoje em dia, um certo grau de conhecimento em relação à linguagem audiovisual, que estabeleceu ao longo do século XX como uma forma hegemônica de comunicação de massas e se desdobra pelas redes sociais do mundo digital.

O curso, que acontecerá entre maio e junho na Casa de Dona Yayá, é voltado para estudantes, moradores do bairro Bela Vista, funcionários da USP e para pesquisadores, com idade a partir de 16 anos.  Não será exigida escolaridade mínima, formação específica nem experiência anterior com audiovisual.

O ministrante é Eduardo Kishimoto, roteirista e diretor de documentários, séries e filmes para a TV formado em  Cinema e Vídeo pela Escola de Comunicação e Artes da USP.

O programa completo está disponível no site do Centro de Preservação Cultural (CPC-USP). As incrições são gratuitas e poderão ser feitas até o dia 9 de abril por meio de formulário on-line: encr.pw/cpc-cursos-roteiro

Serviço

Curso de Difusão “Um primeiro roteiro audiovisual: memórias de vida / histórias da família”

Atividade gratuita presencial