Curso gratuito aborda violência contra a mulher negra

Comunicação - PRCEU - 28/06/2023

Considerando o contexto histórico, histórico e político da categoria analística raça, o curso problematiza o racismo e feminismo na promoção de políticas públicas

O Centro MariAntonia da USP realiza a partir de 31 de julho o curso gratuito Perspectivas de Estudos de Violência Contra a Mulher Negra. Ministrado pela militante, pesquisadora em estudos de gênero e escritora, Carla Akotirene, é dividido em três encontros consecutivos, segunda, terça e quarta-feiras, das 9 às 12 horas. Com 150 vagas, as inscrições online no sistema Apolo da USP são realizadas pelo link e.usp.br/oan até 21 de julho.

O curso trará uma revisão de literatura sobre o pensamento da branquitude no Brasil e EUA, suas diversas abordagens teóricas, bem como as principais categorias analítico-epistemológicas de raça e cultura; gênero, interseccionalidade e violência. Segundo Akotirene “a intenção é considerar o contexto teórico, histórico e político da categoria analítica raça na produção e difusão do racismo epistêmico, na luta feminista e promoção de políticas públicas”.

Os alunos que tiverem pelo menos 75% de frequência receberão certificado de participação.

Gênero: introdução aos estudos feministas

1º de agosto
As perspectivas dos estudos de violência contra a mulher

Gênero,  mulher negra e interseccionalidades.

Sobre a professora
Mestra e doutora em Estudos de Gênero, Mulheres e Feminismos pela Universidade Federal da Bahia (/UFBA) e consultora em Políticas Públicas.

Perspectivas de Estudos de Violência Contra a Mulher Negra

Onde  |  Centro MariAntonia da USP

Quando | 31 de julho, 1º e 2 de agosto de 2023, segunda, terça e quarta-feira, das 9 às 12 horas

Quanto | Grátis