Duas estreias mundiais e rap marcam concerto gratuito da Osusp em São Paulo

Comunicação - PRCEU - 26/04/2022

Partindo de Villa-Lobos, concerto mescla o erudito e o hip hop com duas obras encomendadas para trombone baixo e orquestra e apresentação de grupo de rap

Por Elcio Silva
26/04/2022 18h01

A Orquestra Sinfônica da USP (Osusp) renova seu caráter inovador e mescla o erudito e o rap em apresentação gratuita no Anfiteatro Camargo Guarnieri na próxima sexta-feira, 29 de abril. Com mais de quatrocentos lugares, a apresentação é aberta a toda população, sem a necessidade de vínculo com a USP.

Sob a regência da mineira Mariana Menezes, o repertório exibe na abertura a Suite nº 2 para Orquestra de Câmara, de Heitor Villa-Lobos, em cinco movimentos. Composta no ano de sua morte, é dedicada a sua esposa Arminda Neves de Almeida, conhecida como Mindinha.

No solo, o trombonista estadunidense Darrin Coleman Milling, único solista negro estrangeiro a integrar o corpo musical fixo da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp), interpreta na sequência a obra Across Continents (Atravessando Continentes), estreia mundial feita especialmente para ele, pelo compositor negro estadunidense Trent Johnson, com elementos da bossa nova e das imagens naturais dos Estados Unidos.

O programa traz na diversidade seu ponto forte. Além de Mariana, na condução, a compositora, pianista e arranjadora Juliana Ripke, assina Invenções Brasileiras nº 1 para trombone baixo e orquestra, outra estreia mundial, e a rapper Ju Durães, co-fundadora do grupo Breaking Myths, Quebrando Mitos, completa o time de mulheres convidadas.

A partir da representatividade das mulheres e dos negros à frente da orquestra a apresentação faz uma entrega do erudito para o hip hop com a apresentação do grupo Breaking Myths, do qual o solista também participa e é co-fundador, desta vez assinando como MC Milling. O MC e produtor musical LC Mago dos Beats fecha a tríade com Ju Durães e Milling.

Mariana Menezes Regente Foto Divulgacao

“Nosso programa finaliza de forma incrível, que é a apresentação do grupo de rap Breaking Myths. Todo o repertório faz uma entrega para esse grande momento que vai trazer públicos de outras regiões de São Paulo, que gostam da música erudita e da música popular, será uma grande surpresa”, destaca a regente Mariana.

Para ela o simbolismo da apresentação é representativo. “Esse nome Quebrando Mitos é muito simbólico, porque a música é isso, ela não tem barreiras, ela atravessa e é válida com tanto que atinja o coração das pessoas”, completa.

Darrin Milling tem um gosto especial por esta apresentação. Titular da Osesp desde abril de 1998, após concurso realizado em Nova York, o músico que nasceu na periferia de Baltimore e estudou na mesma escola da lenda do rap Tupac Shakur, nunca havia realizado solo à frente de uma orquestra no estado de São Paulo.

Darrin Coleman Milling Solista Trombone Baixo Foto Divulgacao

“O concerto desta sexta será minha primeira oportunidade de solar à frente de uma orquestra profissional em São Paulo. Já estive em Brasília, na Orquestra Nacional, a convite do maestro Cláudio Cohen, e agora tenho esse privilégio de estar a frente da Osusp, sob a regência de Mariana Menezes”, exalta Milling.

Idealizado com o ex-diretor da Osusp, Fábio Cury, a junção de música erudita e hip hop relembra a trajetória de vida de Milling para o palco do Anfiteatro Camargo Guarnieri. Interessado pelo gênero musical ao longo de sua história, foi só em 2016, com a morte da mãe, que resolveu expressar suas ideias e pensamentos também como rapper. Criou o grupo Quebrando Mitos com Ju Durães e iniciaram os trabalhos nos estúdios de LC Mago dos Beats, em Diadema. Milling também foi conselheiro da Fundação Osesp e do Projeto Guri.

Osusp em Concerto
Mariana Menezes, Regente Convidada
Darrin Coleman Milling, Trombone Baixo

Heitor Villa-LobosSuite No. 2 para Orquestra de Câmara
Trent JohnsonAcross Continents, Concerto para Trombone Baixo e Orquestra
Juliana RipkeInvenções Brasileiras No. 1 para Trombone Baixo e Orquestra
Grupo de rap Quebrando Mitos: Ju Durães, MC Milling e LC Mago dos Beats

Osusp em Concerto
Anfiteatro Camargo Guarnieri

Quando | 29 de abril de 2022, sexta-feira, às 12h30
Onde | Anfiteatro Camargo Guarnieri
R. do Anfiteatro, 109 – Butantã, São Paulo
Quanto | grátis
É obrigatório o uso de máscara e comprovação de vacinação.
Informações (11) 3091- 3000 | sinfonica@usp.brosusp.prceu.usp.br

Para mais informações sobre os artistas acesse os currículos aqui

Duas estreias mundiais e rap marcam concerto gratuito da Osusp em São Paulo