Produções recentes do cinema brasileiro em destaque no Cinusp

Comunicação - PRCEU - 12/04/2023

A programação gratuita contempla filmes lançados há poucos meses e pré-estreias, entre ficções e documentários

Por Fabio Rubira

O Cinema da USP (Cinusp) apresenta, até 30 de abril, a 11ª edição da mostra Novíssimo Cinema Brasileiro. A seleção, feita a partir de uma extensa pesquisa, contempla filmes nacionais que estrearam entre 2021 e 2023.

São 14 longas da programação regular, além de pré-estreias, debates e uma sessão especial de curtas-metragens.

Medida Provisória, que marca a estreia de Lázaro Ramos na direção, trata o racismo no Brasil de forma didática, com negros sendo deportados com a desculpa de “reparação histórica”.

Escolhido como representante brasileiro no Oscar desse ano, Marte Um, de Gabriel Martins, conta a história de uma família negra da periferia de Contagem, em Minas Gerais, que procura manter seus sonhos em um país que acaba de eleger um presidente de extrema-direita.

Mato Seco em Chamas, de Adirley Queirós e Joana Pimenta, mistura ficção com realidade, a partir da intervenção inesperada de eventos da vida real em alguns momentos do filme com a atuação de ex-presidiárias. O grupo de mulheres trabalha no desvio e refinamento clandestinos de petróleo na comunidade Sol Nascente, em Ceilândia, no Distrito Federal.

O documentário Amigo Secreto, da diretora Maria Augusta Ramos, revela os desdobramentos da Operação Lava Jato após a entrada do ex-juiz Sérgio Moro no governo Bolsonaro.

E Turma da Mônica: Lições, da Maurício de Sousa Produções, explora o amadurecimento dos personagens, com foco em questões e desenvolvimentos individuais.

Na avaliação da curadoria, essas e as demais produções “atestam a resiliência, a força e a potência de nosso cinema”.

[yotuwp type=”videos” id=”wJcO4e-lPTI” description=”off”]

As sessões, gratuitas e abertas ao público em geral, são realizadas na nova sala no Anfiteatro Camargo Guarnieri, no campus Butantã da USP, na zona oeste, de segunda a sexta às 16 e 19 horas. E no Centro Maria Antonia, na Vila Buarque, região central da capital, aos sábados e domingos às 16 e 18 horas.

A programação diária completa pode ser conferida em www.usp.br/cinusp/.

Novíssimo Cinema Brasileiro
      • Cinusp Maria Antônia