USP divulga edital de preservação e curadoria de acervos e patrimônio cultural

Comunicação - PRCEU - 26/08/2022

Atualização 09/01/2022 – 09h

Confira a listagem final dos projetos selecionados. Visualize abaixo ou clique aqui para download.

Edital PRCEU 02-2022- DOE-23-12-2022

Atualização 09/12/2022 – 08h

Confira listagem dos projetos contemplados.

Publicação Lista Inicial 081222 (1).docx

Atualização 07/11/2022 – 11h31

Segue abaixo o cronograma atualizado.

Cronograma Atualizado

Atualização 01/11/2022 – 15h02

O período para inscrição dos projetos do Edital de Preservação e Curadoria de Acervos e Patrimônio Cultural na Universidade de São Paulo foi prorrogado para o dia 7 de novembro de 2022 no sistema corporativo Apolo. O cronograma atualizado será divulgado posteriormente.

Notícia original em 26/08/2022 – 17h44

A iniciativa da PRCEU destina um milhão de reais para projetos de preservação de acervos

Por Elcio Silva
26/08/2022 17h44

A Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) da USP lança o Edital de Preservação e Curadoria de Acervos e Patrimônio Cultural na Universidade de São Paulo. O objetivo é apoiar financeiramente projetos de preservação e curadoria de acervos arquivísticos, bibliográficos, científicos e museológicos em diversas áreas do conhecimento.

Os projetos devem ser enviados por docentes ativos ou funcionários, vinculados as unidades de ensino e pesquisa, museus, institutos especializados e demais órgãos da Universidade de São Paulo.

Para se inscrever o coordenador da iniciativa deve efetuar o login e fazer o cadastro na aba editais do site do sistema corporativo Apolo, de 1 de setembro a 31 de outubro de 2022. A inscrição deverá ser analisada e homologada pela Comissão de Cultura e Extensão Universitária (CCex) e cadastrada por seu presidente de 1 a 11 de novembro de 2022. Somente os projetos homologados serão analisados pela PRCEU.

O edital destina o valor de R$ 1.000.000,00 (um milhão de reais) e aprovará projetos em duas faixas: até 50 mil e de 50 a 100 mil reais. O valor total do projeto deve incluir todos os impostos e tributações de acordo com a legislação vigente.

Projetos

O apoio financeiro é destinado a projetos que se enquadram nas modalidades: documentação; higienização e acondicionamento; restauração; gerenciamento ambiental; instalação de sistemas de segurança; infraestrutura; e difusão.

Os acervos contemplados são os pertencentes a USP ou que estão sob sua guarda e responsabilidade, enquadrados na seguinte definição: acervo arquivístico; coleções científicas institucionais; acervo bibliográfico; conjunto de obras impressas; acervo museológico; e testemunhos materiais nos mais diversos suportes.

Poderão ser financiados materiais de divulgação, produção de material educativo, material permanente e de consumo, serviços de terceiros (pessoa jurídica), diárias para servidores técnicos administrativos e docentes, despesas com alimentação e hospedagem e obras civis de pequeno porte relacionadas às categorias higienização e acondicionamento, instalação de sistemas de segurança e infraestrutura.

Os proponentes deverão anexar uma declaração que assegura gratuitamente o direito de reprodução e veiculação pública dos resultados dos projetos contemplados.

A lista inicial dos projetos selecionados será divulgada em 21 de novembro. Os coordenadores poderão interpor recurso administrativo de 22 a 25 de novembro. A lista final será publicada em 28 de novembro de 2022.

Os recursos  poderão ser empregados pelo período máximo de 12 meses, conforme o cronograma estabelecido neste edital. A execução deve ser realizada de 1 de janeiro de 2023 a 31 de dezembro de 2023 e a prestação de contas deve ser realizada até 60 dias após o término da execução.

No material de divulgação dos contemplados deverá constar o logo da PRCEU com a indicação de apoio e o seguinte texto:
Este projeto foi financiado por meio do Edital de Preservação e Curadoria de Acervos e Patrimônio Cultural na Universidade de São Paulo, da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP.

O edital completo está disponível para visualização ou download abaixo.

Edital Preservação e Curadoria de Acervos

Segue abaixo o cronograma:

Ação

Publicação do Edital

Período de inscrições de

projetos

Análise e homologação de projetos inscritos

Seleção inicial

dos projetos

Divulgação da lista inicial

administrativos

Divulgação da lista de