Programa facilita o acesso à coleção e à realização de atividades acadêmicas, além de infraestrutura de trabalho, incluindo a destinação de um gabinete de estudo para o desenvolvimento do projeto
Por Tiago Cesquim
20/7/2022 16h40
A 8ª edição do Programa de Residência em Pesquisa da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM) da USP está com inscrições abertas até o dia 12 de agosto. A seleção é aberta aos portadores de título de Doutor e a alunos matriculados em cursos de doutorado, mestrado e graduação. O edital prevê a seleção de até 10 projetos de pesquisa que se proponham a explorar a coleção Brasiliana da USP como fonte primária ou secundária de investigação.
O programa foi criado para possibilitar que pesquisadores visitantes nacionais e estrangeiros desenvolvam projetos relacionados a seu acervo, promovendo o aprofundamento do conhecimento científico, a formação dos envolvidos e a transmissão do conhecimento gerado, no âmbito da cultura e da extensão universitária.

Programa de Residência em Pesquisa busca aprofundar estudos e difundir o acervo da Biblioteca Brasiliana da USP. Foto: Marcos Santos / USP Imagens
Há duas modalidades de vinculação: a Residência de Programa de Pós-doutorando, Doutorando, Mestrando e de bolsistas de Iniciação Científica (PUB, PIBIC ou FAPESP), com duração de 6 meses, visando criar condições para o estudo e divulgação do acervo, ampliando o acesso público e contribuindo para o incremento dos estudos brasileiros e pesquisas na área de conservação e restauro; e a Residência de Programa de Pesquisador, modalidade que visa atrair para a BBM pesquisadores qualificados e com experiência em estudos brasileiros, que venham a colaborar na organização de exposições, seminários, colóquios e/ou oficinas envolvendo aspectos da pesquisa desenvolvida, com permanência de 1 a 6 meses.
Além do formulário de inscrição, os candidatos devem apresentar, dentre outros documentos, Currículo Lattes atualizado (estrangeiros poderão utilizar curriculum vitae), carta de recomendação e projeto de pesquisa com plano de trabalho, cronograma, bibliografia e especificação do vínculo da pesquisa com o acervo da BBM.
Os interessados em atuar no Programa de Residência devem se inscrever por meio do envio de todos os documentos em PDF para o e-mail bbm@usp.br. Após a avaliação das comissões técnica e acadêmica, os projetos selecionados serão anunciados em 22 de agosto, para o início das atividades em 1º de setembro.
Outros detalhes e informações deverão ser consultados no Edital do Programa, disponível no site da BBM.
Sobre a BBM

O edifício da BBM é um dos vencedores do Prêmio Oscar Niemeyer, que homenageia grandes construções arquitetônicas da América Latina. Foto: Marcos Santos / USP Imagens
Inaugurada em 2013 na Cidade Universitária, a Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin abriga o acervo doado pelo casal à USP. Com seu expressivo conjunto de livros e manuscritos, a brasiliana reunida pelo bibliófilo e sua esposa é considerada a mais importante coleção do gênero formada por particulares. São cerca de 32 mil títulos que correspondem a 60 mil volumes.
O acervo está abrigado em três mezaninos, que podem ser vistos do átrio da biblioteca. Uma reserva técnica com capacidade para cerca de 90 mil itens bibliográficos, periódicos e arquivísticos foi concebida para acolher a expansão das obras. Dois laboratórios, o de conservação preventiva e o de digitalização, atuam na preservação e na divulgação virtual do acervo.
A estrutura da biblioteca conta também com duas salas de leitura – uma de acesso livre, no piso térreo, e outra destinada à consulta, no primeiro andar, além de duas salas de exposição.
* A versão a seguir não suprime a necessidade de consulta à página oficial do Progama:
[wonderplugin_pdf src=”https://prceu.usp.br/wp-content/uploads/2022/07/2022_Edital_de_residencia-bbm-versao-8a_ed.pdf” width=”100%” height=”600px” style=”border:0;”]