BBM recebe inscrições para o Programa de Residência em Pesquisa 2022

Comunicação - PRCEU - 20/07/2022

Programa facilita o acesso à coleção e à realização de atividades acadêmicas, além de infraestrutura de trabalho, incluindo a destinação de um gabinete de estudo para o desenvolvimento do projeto

Por Tiago Cesquim
20/7/2022 16h40

A 8ª edição do Programa de Residência em Pesquisa da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM) da USP está com inscrições abertas até o dia 12 de agosto. A seleção é aberta aos portadores de título de Doutor e a alunos matriculados em cursos de doutorado, mestrado e graduação. O edital prevê a seleção de até 10 projetos de pesquisa que se proponham a explorar a coleção Brasiliana da USP como fonte primária ou secundária de investigação.

O programa foi criado para possibilitar que pesquisadores visitantes nacionais e estrangeiros desenvolvam projetos relacionados a seu acervo, promovendo o aprofundamento do conhecimento científico, a formação dos envolvidos e a transmissão do conhecimento gerado, no âmbito da cultura e da extensão universitária.

Capa de livro em cima de prateleira móvel em estante de livros na Biblioteca Brasiliana da USP, em alusão ao Programa de Residência em Pesquisa. Foto de Marcos Santos.

Programa de Residência em Pesquisa busca aprofundar estudos e difundir o acervo da Biblioteca Brasiliana da USP. Foto: Marcos Santos / USP Imagens

Há duas modalidades de vinculação: a Residência de Programa de Pós-doutorando, Doutorando, Mestrando e de bolsistas de Iniciação Científica (PUB, PIBIC ou FAPESP), com duração de 6 meses, visando criar condições para o estudo e divulgação do acervo, ampliando o acesso público e contribuindo para o incremento dos estudos brasileiros e pesquisas na área de conservação e restauro; e a Residência de Programa de Pesquisador, modalidade que visa atrair para a BBM pesquisadores qualificados e com experiência em estudos brasileiros, que venham a colaborar na organização de exposições, seminários, colóquios e/ou oficinas envolvendo aspectos da pesquisa desenvolvida, com permanência de 1 a 6 meses.

Além do formulário de inscrição, os candidatos devem apresentar, dentre outros documentos, Currículo Lattes atualizado (estrangeiros poderão utilizar curriculum vitae), carta de recomendação e projeto de pesquisa com plano de trabalho, cronograma, bibliografia e especificação do vínculo da pesquisa com o acervo da BBM.

Os interessados em atuar no Programa de Residência devem se inscrever por meio do envio de todos os documentos em PDF para o e-mail bbm@usp.br. Após a avaliação das comissões técnica e acadêmica, os projetos selecionados serão anunciados em 22 de agosto, para o início das atividades em 1º de setembro.

Outros detalhes e informações deverão ser consultados no Edital do Programa, disponível no site da BBM.

Sobre a BBM

Vista ampla da área interna da Biblioteca Brasiliana, mostrando vão livre na parte inferior e andares envidaraçados com as estantes da coleção de livros nas laterais e parte superior. Foto de Marcos Santos.

O edifício da BBM é um dos vencedores do Prêmio Oscar Niemeyer, que homenageia grandes construções arquitetônicas da América Latina. Foto: Marcos Santos / USP Imagens

Inaugurada em 2013 na Cidade Universitária, a Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin abriga o acervo doado pelo casal à USP. Com seu expressivo conjunto de livros e manuscritos, a brasiliana reunida pelo bibliófilo e sua esposa é considerada a mais importante coleção do gênero formada por particulares. São cerca de 32 mil títulos que correspondem a 60 mil volumes.

O acervo está abrigado em três mezaninos, que podem ser vistos do átrio da biblioteca. Uma reserva técnica com capacidade para cerca de 90 mil itens bibliográficos, periódicos e arquivísticos foi concebida para acolher a expansão das obras. Dois laboratórios, o de conservação preventiva e o de digitalização, atuam na preservação e na divulgação virtual do acervo.

A estrutura da biblioteca conta também com duas salas de leitura – uma de acesso livre, no piso térreo, e outra destinada à consulta, no primeiro andar, além de duas salas de exposição.

* A versão a seguir não suprime a necessidade de consulta à página oficial do Progama:

[wonderplugin_pdf src=”https://prceu.usp.br/wp-content/uploads/2022/07/2022_Edital_de_residencia-bbm-versao-8a_ed.pdf” width=”100%” height=”600px” style=”border:0;”]

Inscrições para o Programa de Residência em Pesquisa BBM 2022
    Atenção!!! Não escreva dúvidas ou perguntas. Utilize o canal específico Fale Conosco.