Encontro com pesquisadores marca o lançamento dos guias Roteiros do Patrimônio da USP

Centro de Preservação Cultural - 06/05/2024

O Centro de Preservação Cultural da USP recebe nesta quarta-feira, dia 8 de maio, às 19 horas,  André Faraco, da USP de São Carlos, e Luciene Abrunhosa, da Universidade Presbiterian Mackenzie. Eles participam de mais uma edição do programa Conversa com Pesquisadores, que tem por objetivo apresentar e discutir de maneira informal a produção acadêmica recente no campo da preservação do patrimônio cultural.

André Faraco é autor de uma pesquisa sobre os bens culturais da comunidade universitária do campus da USP em São Carlos, tendo promovido um inventário de referências culturais com participação dos estudantes. O resultado é um rico levantamento de lugares, saberes, celebrações e formas de expressão próprias da vida universitária daquele território.

Luciene Abrunhosa vai abordar a presença de elementos de identidade e memória ligados à Universidade Presbiteriana Mackenzie no tecido urbano paulistano, articulando percursos culturais pela cidade com o trabalho museológico do Centro Histórico e Cultural Mackenzie.

O encontro será presencial, com participação gratuita, sem necessidade de inscrição. Será fornecido certificado de presença.

Lançamento de guias impressos

O evento com o tema “Cidade, universidade e roteiros patrimoniais” marca o lançamento dos guias Roteiros do patrimônio da USP, projeto realizado pelo CPC-USP para extroversão e valorização dos bens culturais da Universidade de São Paulo.

São três livretos com sugestões de itinerários para caminhadas, passando por edifícios, monumentos, lugares e outras referências culturais significativas para a identidade e memória da Universidade, como o centro de São Paulo, a Cidade Universitária Armando Salles de Oliveira e o campus da USP em São Carlos. Além de definir os itinerários, os guias trazem informações sobre os locais destacadas, servindo também como forma de registro da história da USP.

As saídas dos roteiros do patrimônio vêm sendo realizadas desde 2023 com acompanhamento de monitores em datas programadas, mediante inscrição gratuita via formulário eletrônico.

O lançamento dos guias, que estão sendo distribuídos nas unidades da USP e serão disponibilizados futuramente em versão eletrônica, vai permitir que os itinerários sejam realizados de pelos interessados espontaneamente.

359790272 665654538940580 4138184813172438851 n

Conversa com pesquisadores
Cidade, universidade e roteiros patrimoniais

Quando: Dia 8 de maio (quarta-feira) das 19h às 21h30
Quanto: Grátis
Local: CPC-USP/Casa de Dona Yayá | Rua Major Diogo, 353 – São Paulo

CONVERSA COM PESQUISADORES
  • 8/maio/2024 até 8/maio/2024
  • Evento gratuito
  • Classificação: Livre
  • cpc@usp.br
    Atenção!!! Não escreva dúvidas ou perguntas. Utilize o canal específico Fale Conosco.