Espetáculo aborda o horror do desconhecido

Comunicação - PRCEU - 28/08/2023

Com dramaturgia e direção de Carlos Canhameiro, Xs culpadxs fica em cartaz de 31 de agosto a 17 de setembro no Teatro da USP, com entrada gratuita

Foto: Sérgio Albuquerque

O Teatro da USP (TUSP) recebe, a partir de 31 de agosto, o espetáculo Xs culpadxs, com dramaturgia e direção de Carlos Canhameiro. A temporada se encerra no dia 17 de setembro, e acontece de quintas e sextas, às 20 horas, e domingos às 19 horas, com entrada gratuita.

No espetáculo uma família se muda para uma pequena cidade do interior e é vítima de um massacre após ser acusada de infectar os habitantes daquela localidade com uma doença fatal. O texto, publicado em 2022, será distribuído gratuitamente em todas as sessões. Camanheiro conta que a intenção não era refletir sobre a pandemia da covid-19, mas “escrever uma espécie de thriller sobre o horror do desconhecido e ao mesmo tempo sobre as diversas formas de se fazer teatro, entre o drama, o épico e o pastelão”. O texto, publicado pela Mireveja em 2022, será distribuído gratuitamente em todas as sessões.

O público acompanha o andamento das investigações e como todos esses acontecimentos impactam os envolvidos e a vida das crianças sobreviventes. Em paralelo, vez por outra os atores assumem um certo papel de ombudsman e fazem comentários sobre as cenas, criticando as estruturas da peça. “Quis mostrar como o teatro dramático não dá conta de retratar uma realidade tão complexa, de como o teatro não precisa se render às representações de situações reais como uma forma de explicá-las”, diz o dramaturgo.

A trilha sonora é executada ao vivo, e conta com músicas sertanejas femininas que fazem sucesso desde a década de 1980, com canções de As Marcianas, as Irmãs Galvão, Roberta Miranda, Sula Miranda, Marília Mendonça, Simone & Simaria e outras.

O cenário é formado por dois andares: na parte de cima os músicos, e na parte de baixo um bar dos anos 80, onde se desenrola as cenas dramáticas da peça. Atores e músicos transitam nos dois ambientes.

Quem é Carlos Canhameiro
Artista múltiplo – ator, diretor, dramaturgo e escritor, trafega por diversas linguagens com desenvoltura. É integrante da Cia. LCT e da Cia. De Feitos, além de participar como artista convidado em diversos coletivos. Tem livros de poesia, dramaturgia, infantil publicados pela editora Mireveja, 7Letras e Lamparina Luminosa. como diretor e dramaturgo, soma quase 20 anos de criações em São Paulo, com mais de 30 peças no currículo.

Sinopse
Num primeiro plano a história de uma investigação sobre uma família da capital que, ao se mudar para uma pequena cidade do interior, é acusada pelos moradores de ser a responsável por levar uma doença contagiosa para lá, se desdobrando numa tragédia. E, num segundo plano, as vozes narrativas questionam a força do drama e da estrutura dramática como contágio do pensamento corrente. Falas ressentidas em relação à estrutura de metanarrativas que dariam conta de explicar por ‘A+B’ porque estamos na situação atual. Como se o narrador, ao se deparar com sua infelicidade (ou no mínimo com a mediocridade de sua vida), tentasse culpar alguém ou a própria estrutura do drama. Tudo regado ao melhor da música sertaneja desde os anos 80.

Ficha técnica

Encenação e dramaturgia: Carlos Canhameiro / Elenco: Daniel Gonzalez, Marilene Grama, Nilcéia Vicente, Yantó, Rui Barossi e Paula Mirhan / Trilha Sonora e música ao vivo: Paula Mirhan, Rui Barossi e Yantó / Cenário: José Valdir Albuquerque e Carlos Canhameiro / Figurinos: Bianca Scorza (acervo Godê)  / Técnico de som: Pedro Canales / Técnico de luz: Cauê Gouveia / Produção: Corpo Rastreado / Fotos: Sérgio Albuquerque / Assessoria de imprensa: Canal Aberto

Xs culpadxs | De Carlos Camanheiro

Onde | Teatro da USP (Tusp Butantã)