A estética do mobiliário brasileiro contemporâneo em curso e exposição na Maria Antônia

Comunicação - PRCEU - 19/07/2017

A atividade resulta em uma exposição aberta ao público após estudos sobre o consumo e os designers de móveis pioneiros e contemporâneos no Brasil

Por Elcio Silva
Foto Rildo Roberto
19/07/2017 14h15

A arquitetura brasileira de interiores a partir do estudo do mobiliário nacional é tema do curso O mobiliário brasileiro nos espaços contemporâneos, realizado pelo Centro Universitário Maria Antonia da USP (CEUMA) a partir de 10 de agosto.

Dividido em quatro encontros, realizados sempre às quintas-feiras, das 19h às 21h, o treinamento contempla desde as vertentes pioneiras modernas até os designers contemporâneos. Ao mesmo tempo em que participam do curso, os alunos farão intervenções em um espaço cenográfico que simula ambientes mobiliados e que ficará aberto à visitação pública.

O curso investiga a formação de uma estética de brasilidade por parte de artistas consagrados, como Lina Bo Bardi e Geraldo de Barros, e a maneira como as peças desenvolvidas ao longo desse período formativo são assimiladas hoje na concepção dos espaços brasileiros e inseridas nos projetos dos ambientes contemporâneos.

Ministrado pelas professoras Ana Paula Coelho e Fanny Schoeder, está aberto para inscrições, presenciais, que podem ser feitas até a aula inaugural. O investimento é de R$ 200.

O CEUMA oferece bolsas com desconto de 20% para professores e estudantes e de 40% para aposentados e terceira idade.

Confira o cronograma de aulas:

10.08 | Designers pioneiros modernos: Gregori Warchavchik e seus contemporâneos

17.08 | Em busca da brasilidade: Lina Bo Bardi, Geraldo de Barros, Joaquim Tenreiro, Zanine Caldas, Sergio Rodrigues

24.08 | Brasil contemporâneo e consumo internacional

31.08 | Meios de promoção e divulgação: museus, concursos, revistas, exposições

Sobre as palestrantes

Ana Paula Coelho de Carvalho é mestre pela FAU-USP e leciona em cursos de graduação e pós-graduação do Centro Universitário SENAC e da FIAMFAAM. É autora do livro O ensino paulistano de design: a origem das escolas pioneiras (Blucher, 2015)

Fanny Schoeder de Freitas Araujo é arquiteta, mestre e doutora pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Leciona no curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário SENAC e atua em escritório próprio na área de Arquitetura de Interiores desde 2006.

O mobiliário brasileiro nos espaços contemporâneos
Onde | Centro Universitário Maria Antonia da USP (CEUMA)
Rua Maria Antônia, 294, Consolação, São Paulo.
Quando | 10 , 17, 24 e 31 de agosto (quintas), das 19 às 21h.
Quanto | R$ 200
Desconto de 20% para professores e estudantes e de 40% para aposentados e terceira idade.

Para mais informações entre em contato com o setor de cursos do CEUMA pelos telefones (11) 3123 5213 / 5214 ou envie um e-mail para cursosma@usp.br.

O mobiliário brasileiro nos espaços contemporâneos
    • Centro Universitário Maria Antonia (CEUMA)
    • Rua Maria Antonia, 294
    • São Paulo - SP
    • tel: 3123-5213
    • tel: 3123-5214
    • obs: Inscrições abertas até a aula inaugural.
    • Quinta
    • Das 19:00 às 21:00