Evolução tecnológica da Marinha do Brasil é a nova exposição do Parque de Ciência e Tecnologia da USP

Comunicação - PRCEU - 14/09/2022

Das embarcações a vela ao submarino convencionalmente armado com propulsão nuclear, mostra retrata dois séculos de inovações e seus inventores

Por Tiago Cesquim
14/9/2022 10h36

O Parque de Ciência e Tecnologia (CienTec) da USP  abre, a partir do dia 16 de setembro, a exposição “Um Mar Chamado Tempo: 200 anos de avanços tecnológicos da Marinha do Brasil”. A atração, que segue até 30 de novembro, traz 17 totens temáticos e um display audiovisual com a biografia de oito personalidades que tiveram papel decisivo para a evolução tecnológica na Marinha do Brasil. A entrada é gratuita e o local funciona de segunda a sábado das 9 às 16 horas.

Durante a visita, o público irá conhecer os personagens e as principais invenções que marcam o avanço tecnológico da Marinha nos últimos 200 anos, tanto nas operações militares, quanto nas pesquisas científicas, no desenvolvimento da energia nuclear, nas telecomunicações e nas operações marítimas de transporte e proteção da costa.

Foto em preto e branco com marinheiros da Marinha brasileira em cima dos três primeiros submarinos brasileiros, alinhados lado a lado no mar

Os primeiros submarinos da Marinha do Brasil foram construídos na Itália e entregues entre 1913 e 1914. Ao longo do século XX, inovações propiciaram a criação dos atuais submarinos movidos a propulsão nuclear. Foto: Acervo DPHDM.

“Em um país de dimensões continentais como o nosso e com uma costa tão vasta, a Marinha já tem por si só diversas funções muito relevantes, e a exposição destaca justamente uma delas, a importância no desenvolvimento tecnológico do Brasil”, reflete a professora Suzana Ursi, diretora do Parque CienTec.

Destacar o lado tecnológico da esquadra brasileira em uma exposição gratuita é motivo de orgulho para a diretora. “Aqui a gente tem a oportunidade de ver justamente esse outro lado da Marinha, que mostra grandes invenções e seus inventores, ressaltando a questão de a ciência ser uma construção humana, social”.

A mostra foi elaborada pela Diretoria-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha como forma de celebrar o bicentenário da Independência do Brasil. Luana da Conceição Martins, primeiro-tenente e museóloga do Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira,  conta como foi o processo de concepção: “Tivemos apoio da Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha, eles encaminharam todo o material de referência bibliográfica, as imagens, as fotografias. Fizemos pesquisas em arquivos da Biblioteca Nacional para levantarmos o máximo de informações e tornar todo esse material acessível ao público”, destaca Luana.

Sobre o Parque CienTec

Com o intuito de oferecer lazer aliado ao conhecimento científico e à preservação do meio ambiente, o Parque CienTec da USP promove atividades gratuitas voltadas para todas as faixas etárias, com agendamentos para a visita de escolas e grupos acima de 10 pessoas. Reserva natural e patrimônio histórico, possui planetário, mata atlântica nativa, animais silvestres, trilhas e lago. Oferece acesso gratuito com serviço educativo e realiza experimentos científicos e monitoria aos visitantes.

Localizado em frente ao Zoológico da São Paulo, possui estacionamento gratuito de segunda a sexta, ao lado da portaria principal. Para quem optar pelo transporte público as estações de metrô mais próximas são:  Saúde, São Judas e Jabaquara. O Parque não dispõe de locais de venda de alimentos. A programação completa pode ser consultada no site parquecientec.usp.br.

Serviço

Exposição “Um Mar Chamado Tempo: 200 anos de avanços tecnológicos da Marinha do Brasil”

Onde | Parque de Ciência e Tecnologia (CienTec) da USP – Galpão
Endereço | Avenida Miguel Stefano, 4200 Água Funda – São Paulo – SP
Quando | 16 de setembro a 30 de novembro
Segunda a sábado, das 9 às 16h
Quanto | Gratuito

• Classificação: Livre
    Atenção!!! Não escreva dúvidas ou perguntas. Utilize o canal específico Fale Conosco.