Atividades de cultura e extensão da USP são destaque de nova exposição da Universidade

Comunicação - PRCEU - 24/02/2023

A mostra Uma visão caleidoscópica da PRCEU destaca as atividades desenvolvidas pelos órgãos e programas de cultura e extensão da Universidade

Apresentações Artísticas

Quartas-feiras, 13 horas

8/3 – Coral Universidade de São Paulo – Coralusp

15/3 – Teatro da USP – Tusp

22/3 – Coral Universidade de São Paulo – Coralusp

Por Elcio Silva
24/2/2023 19h39

A partir de 8 de março de 2023, às 13 horas, o público poderá acompanhar gratuitamente a exposição Uma visão caleidoscópica da PRCEU que será realizada no Espaço USP Integração e Memória, no prédio da Reitoria. A mostra reúne diversos painéis sobre dez órgãos de cultura e extensão da universidade, além de objetos como uma maquete, partituras, publicações e equipamentos interativos de divulgação científica – arco voltaico e looping – que trazem um recorte do que é realizado nesta área pela USP.

"1993 - MOSTRA DE CURTASPrimeira exibição do CINUSP foi o filme Pixote e curta-metragens, realizada na Semana de Arte da Poli."

1993 – MOSTRA DE CURTAS
A primeira exibição do CINUSP foi o filme Pixote e curta-metragens, realizada na Semana de Arte da Poli em 1993.

Essas atividades são desenvolvidas pelos diversos órgãos ligados à Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) da USP: Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM), Centro de Preservação Cultural (CPC) da USP – Casa de Dona Yayá, Cinema da USP (Cinusp), Coral Universidade de São Paulo (Coralusp),  Monumento Nacional Ruínas Engenho São Jorge dos Erasmos, Estação Ciência (EC), Centro Maria Antonia, Orquestra Sinfônica da USP (Osusp), Parque de Ciência e Tecnologia (CienTec) da USP e Teatro da USP (Tusp). Eles atuam com foco nas artes cênicas, no cinema, na música, nas artes plásticas, na preservação cultural e patrimonial, na literatura e na difusão científica.

Organizada pela PRCEU, a exposição traz um panorama da gama de atividades desenvolvidas por esta pró-reitoria, seus órgãos e programas. Além da visitação ao espaço expositivo, os visitantes poderão acompanhar apresentações de música e teatro nos dias 1, 8, 15 e 22 de março (quartas-feiras), sempre às 13 horas.

Galileu Tusp Joao Maria Silva 2

Espetáculo Galileu apresentado em novembro/dezembro de 2022 pelo Núcleo Tusp da Capital – Foto Joao Maria Silva.

Além dos centros de cultura, a PRCEU também atua na gestão de cursos de extensão oferecidos à comunidade em diversas modalidades, desde os cursos curtos de difusão, até as residências multiprofissionais e especializações, além de gerenciar também programas de fomento às iniciativas acadêmicas em cultura e extensão e no apoio às ações da comunidade universitária junto à sociedade.

Parte das ações que possuem forte ligação extensionista são desenvolvidas pelos programas institucionais concentrados no relacionamento com a comunidade interna e externa à USP. Os temas trabalhados incluem assuntos como inclusão, acessibilidade, diversidade, empreendedorismo, economia solidária, escolha de carreiras, ingresso na USP, estímulo à revelação de talentos, público 60+, relacionamento com a comunidade e com menores em situação vulnerável, atualização de professores e a abertura e apresentação dos campi da USP para o público. Os programas que estão ligados a esses temas são: Giro Cultural USP, Incubadora USP de Cooperativas Populares, Nascente USP, USP e as Profissões, USP 60+, USP Aproxima-Ação e USP Aproxima Escola.

Apresentação dos grupos 12 em ponto e XI de Agosto do Coralusp durante o Festival Coralusp 2022.
Imagens – Henrique Florêncio Reis – Coralusp

Apresentações artísticas

Quartas-feiras

Coral Universidade de São Paulo – Coralusp