Casa de Dona Yayá recebe exposição gratuita sobre o patrimônio cultural da Zona Leste de São Paulo

Comunicação - PRCEU - 30/08/2017

A exposição, que reúne fotografias de bens tombados da região, está em cartaz até 2 de março de 2018

O Centro de Preservação Cultural (CPC) da USP inaugurou dia 1º de setembro a exposição “Sesmaria de Passarinhos”, em parceria com o Grupo Ururay, coletivo formado por jovens pesquisadores e ativistas da Zona Leste de São Paulo focado na identificação, preservação e valorização dos bens culturais da região.

A exposição gratuita, que fica em cartaz até 2 de março de 2018, é resultado de um levantamento fotográfico de bens tombados ou em processo de tombamento da ZL, o qual visa colaborar para o reconhecimento e manutenção do patrimônio cultural local, rompendo com a posição marginal associada à região pelos órgãos de preservação, pelo Estado e pela academia.

Paralela a programação na Casa de Dona Yayá, o Grupo Uruay  conduzirá três itinerários temáticos – 2 e 23 de setembro e 12 de novembro – com foco nos bens culturais da Zona Leste, com saídas às 10h. Maiores informações no facebook do CPC https://www.facebook.com/cpcusp.

O CPC é um órgão da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da Universidade de São Paulo (PRCEU-USP) que tem por missão promover ações e reflexões sobre a preservação do patrimônio cultural da Universidade, incluindo seus monumentos, acervos e memórias. Sediado no bairro da Bela Vista, na Casa de Dona Yayá, o CPC-USP busca ainda estreitar os vínculos entre a universidade e a sociedade por meio de pesquisas, oficinas, cursos, palestras, simpósios, exposições, visitas monitoradas e apresentações artísticas.

Exposição Sesmaria de Passarinhos
Quando |3 de setembro de 2017 a 2 de março de 2018 de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h
Onde | CPC – USP/ Casa de Dona Yayá – Rua Major Diogo, 353, Bela Vista, São Paulo – SP
Quanto | Gratuito