Artista e curadora da exposição “Tramas da Vida – arte e botânica” recebem o público para oficina infantil e imersão no CienTec

Comunicação - PRCEU - 07/03/2023

Evento no Parque de Ciência e Tecnologia da USP aborda relações entre arte e ciência e tem sensibilização para os elementos naturais com a criação de obras pelos participantes da oficina.

Por Tiago Cesquim
07/03/2023 10h45

No sábado, dia 11 de março, o Parque CienTec da USP promove uma programação especial dedicada à exposição “Tramas da Vida – arte e botânica”, da artista Débora Amaral. Às 10 horas a artista recebe o público infantil para uma visita de sensibilização, seguida de um passeio pelo Parque e de uma oficina de argila em que os pequenos poderão criar suas próprias obras com elementos coletados durante a visita. Às 12h30, Débora Amaral e Suzana Ursi, que é diretora do CienTec e curadora da exposição, realizam uma apresentação em que falam sobre as relações entre arte e ciência e contam detalhes sobre a concepção das obras.

Vista de detalhes microscópicos de plantas remetendo às Tramas da Vida

A exposição apresenta uma série de registros fotográficos de cortes microscópicos de plantas. Lâminas originais podem ser vistas em microscópios que compõem a exposição. Foto: Caian Gerolamo

Ao conhecer as obras de Débora Amaral, Suzana Ursi viu uma profunda relação com a ciência, o que motivou o convite para a exposição no Parque CienTec. “A artista se inspira em elementos da natureza para suas criações, com referências a importantes campos da Biologia, como a Botânica, ao destacar os cípos e liquens, ou à Biologia Celular, ao apresentar sua própria interpretação dessas estruturas”, detalha. Ursi destaca ainda “as relações importantes que existem nas tramas da vida, que podem facilmente nos remeter às teias alimentares, fluxos de energia, dentre outros conceitos estudados pela Ecologia”.

A exposição de longa duração em cartaz no CienTec apresenta um conjunto de obras da artista utilizando materiais naturais e formas que remetem a elementos orgânicos. “Nesta série de trabalhos minha pesquisa visual nasce observando a anatomia botânica em que cipós, entrenós, rizomas, líquens, células são textos visuais nos contanto sobre resistência, diversidade, trajetórias, formas, delicadezas. Poetizando as estruturas botânicas e seus fenômenos naturais meu trabalho se fez em esculturas e objetos de arte”, conta Débora Amaral.

Detalhe de obras da exposição Tramas da Vida, em cima de tronco de árvore.

Obras de Débora Amaral na exposição trazem elementos e representações naturais em diálogo com a botânica. Curadoria de Suzana Ursi busca sensibilizar visitantes e minimizar “impercepção botânica”.

Na primeira parte das atividades do sábado, a artista, que é também educadora e autora do livro “A expressão criativa da argila com crianças”, realiza uma visita monitorada à exposição onde mostra como foram compostas as obras e sua representação simbólica. No caminho até a sala da oficina, irá ajudar as crianças a selecionarem materiais que irão compor, junto com a argila, as obras criadas durante a oficina. Parte do material produzido será integrado à exposição.

Segundo a artista Débora Amaral, a natureza é uma grande escola para as crianças, que “ao interagirem brincando com a terra, matéria viva, e todo esse acervo botânico generoso presente no Parque, propicia um repertório de experiência múltiplas, e o contato com a natureza estabelece uma interação de sinergia poética”.

Após a ação, a artista retorna à sala de exposições, desta vez junto com a curadora Suzana Ursi, para recepcionar convidados e visitantes do Parque. A proposta é explicar em detalhes a concepção do projeto, falando de questões representativas e técnicas e, especialmente, da relação entre a linguagem empregada e a ciência. No espaço, estão integrados microscópios e cartazes explicativos mostrando detalhes invisíveis a olho nu que compõem as células vegetais, um dos motes inspiradores da exposição.

Suzana Ursi relata ainda que a exposição deve promover uma maior aproximação do público com a natureza. “Pesquisas apontam que os seres humanos (principalmente no ambiente urbano) sofrem da chamada ‘impercepção botânica’, ou seja, não reconhecem as plantas como seres importantes e com características próprias, mas sim como mero cenário para a vida animal. Esta exposição certamente ampliará a percepção de todos em relação às plantas”.

Sobre a Exposição

A exposição Tramas da Vida – arte e botânica une ciência e arte para promover conhecimento com encantamento. A artista Débora Amaral, que tece em linhas as Tramas da Vida, propõe em cada fio uma subjacente trilha neural que fortalece as sinapses do homem no conhecimento de si mesmo.

A poética das linhas evoca a comunhão do ser com a natureza, em que o delinear dos rizomas, dos entrenós, das células, dos fungos e dos cipós são textos visuais. Nas idas e vindas dos fios, as formas análogas ao cipó fincam o solo por toda a vida, embora crescendo em direção à luz abundante, formando sublime o dossel da floresta.

Em paralelo, a Profa. Suzana Ursi, diretora do Parque Cientec, integra elementos do projeto coordenado pela Profa. Veronica Angyalossy, do Departamento de Botânica do Instituto de Biociências da USP, às Tramas da Vida imagens de anatomia vistas ao microscópio óptico, com o interior dos cípos da floresta, revelando as estruturas que compõem o interior das plantas.

Exposição Tramas da Vida – arte e botânica
Oficina de modelagem com argila para crianças e Encontro com a artista e curadora
Quando | 11/03/2023
Horário | Das 10h às 12h (Oficina)