Evento de formação continuada da USP tem como foco professores da educação básica

Comunicação - PRCEU - 16/04/2024

Com cerca de 80 atividades gratuitas oferecidas, o Encontro USP Escola prevê a participação de mil professores nos cinco dias de evento

Por Elcio Silva
16/04/2024 – 17h08

A USP está com inscrições abertas para o 24º Encontro USP Escola. O projeto de extensão universitária, realizado há 13 anos, oferece cerca de 80 atividades de formação continuada para docentes da educação básica das redes pública e privada de ensino. As inscrições gratuitas são realizadas online até 11 de maio de 2024 pelo sistema Apolo da USP com prioridade para professores em efetiva atuação.

O encontro já atendeu mais de 11 mil professores e tem como principal objetivo possibilitar a ampliação do diálogo entre os docentes da Universidade e da educação básica com foco no compartilhamento de experiências a partir dos desafios contemporâneos da educação em todas as áreas do conhecimento.

Eduardo Girotto

O professor Eduardo Donizeti Girotto é o coordenador do Encontro USP Escola – Foto: Arquivo Pessoal.

Para o professor Eduardo Donizeti Girotto, coordenador do evento e docente do Departamento de Geografia, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, “o evento é uma importante oportunidade de aprofundar o compromisso da USP com a educação básica, construindo pontes entre os docentes da USP e das diferentes redes de ensino, com o intuito de partilhar conhecimentos, práticas e reflexões”.

Para 2024 o projeto traz como novidade a inserção de cursos em dois formatos, difusão e atualização. O objetivo é atingir tanto professores, quanto alunos de graduação em licenciatura.

Entre as atividades oferecidas estão cursos de atualização de 30 horas, rodas de conversas, palestras, oficinas, mesas de debate, abordando temáticas das diferentes áreas do conhecimento e que dialogam com os currículos da educação básica. A mesa de abertura traz o tema “Os caminhos da Escola Pública – o papel da Universidade”.

Encontro Usp Escola 22 Edicao Foto Comissão Organizadora Encontro Usp Escola 2

Cursos, rodas de conversas, palestras, mesas de debate e oficinas estão previstas durante os cinco dias do evento que será realizado de 15 a 19 de julho de 2024. Foto da 22ª edição – Divulgação Encontro USP Escola.

O Encontro USP Escola está dividido em cinco áreas: educação, humanas, linguagens, matemática e natureza. Os interessados poderão se inscrever em  cursos como: A africanidade: empoderando jovens e adultos negros através de canções e da Lei 10.639; Educação midiática para docentes e gestores escolares; Processos criativos e experiências perceptivas em ciências;  Sustentabilidade e equidade nas práticas de educação ambiental; Ciência de dados espaciais para explorar a cidade na sala de aula; A influência do sono na aprendizagem: abordagem socioemocional, cognitiva e neuroendócrina;  Ensino de história das periferias da cidade de São Paulo, entre outros.

Os cursos de 30 horas são validados pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo e possibilitam que os certificados sejam utilizados na progressão funcional dos docentes da rede.

24 Usp EscolaAs atividades serão realizadas entre os dias 15 e 19 de julho de 2024 na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. O projeto é vinculado à Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) da USP. Mais informações sobre a 24ª edição do Encontro USP Escola podem ser acessadas no site do evento. Clique aqui.

O Encontro foi criado no início em 2007 no Instituto de Física (IF) da USP voltado inicialmente apenas para professores desta disciplina. Em 2011, com a adesão dos organizadores ao Programa Novos Talentos da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), transformou-se no atual Encontro USP Escola com abrangência para todas as áreas do conhecimento e participação de outras unidades da USP.

24º Encontro USP Escola
Formação Continuada para professores

As inscrições para o 24º Encontro USP Escola são gratuitas e devem ser feitas online  pelo sistema Apolo da USP até o dia 11 de maio de 2024. O evento é voltado para professores da educação básica das redes pública e particular de ensino e nesta edição os estudantes de graduação em licenciatura também podem participar das atividades.

Mais informações podem ser acessadas no site do evento em: https://bit.ly/encontrouspescola

Atenção!!! Não escreva dúvidas ou perguntas. Utilize o canal específico Fale Conosco.