Projeto comunitário de formação musical para jovens de baixa renda é apresentado na Casa de Dona Yayá

Comunicação - PRCEU - 04/07/2017

O Centro de Preservação Cultural da USP – CPC traz para o Domingo na Yayá dois grupos do projeto comunitário de formação musical CEDO, da paróquia Nossa Senhora Achiropita

Por Elcio Silva
04/07/2017 15h50

A parceria entre o Centro de Preservação Cultural da USP – CPC (Casa de Dona Yayá) e a Paróquia Nossa Senhora Achiropita leva ao Domingo na Yayá o projeto de formação musical CEDO do Centro Educacional Dom Orione, ligado a paróquia, que atende 360 crianças e adolescentes de famílias de baixa renda. Os encontros gratuitos apresentam um repertório variado de músicas instrumentais, clássicas e populares nos dias 9 e 23 de julho, às 11h, na rua Major Diogo, 353, na Bela Vista.

O programa Domingo na Yayá realiza atividades gratuitas aos domingos, sempre às 11h, com uma hora de duração. Entre seus objetivos está a abertura ao público da Casa de Dona Yayá – bem cultural e sede do CPC-USP – com apresentação de manifestações artísticas capazes de proporcionar, além de entretenimento, o contato com o tema patrimônio cultural.

O projeto CEDO, que também é realizado na Bela Vista, vai além da formação musical. Ele atende jovens em períodos alternativos ao horário escolar, auxiliando na formação e evitando situações de vulnerabilidade, enquanto os pais trabalham. A proposta é de uma ação preventiva, desenvolvendo atividades que proporcionem ensino musical, com conhecimento e prática de instrumentos de orquestra, coral, iniciação e teoria musical e também atividades de esportes em geral, orientação nas atividades escolares, literatura, raciocínio lógico, artes e artesanato, entre outras.

O diretor do CEDO Cristóvão Gonçalves Pereira, que também é cantor e compositor, coordena as apresentações do grupo Notas de Ouro e do musical Mistura e traz junto com os jovens músicos um repertório que mistura música clássica e popular.

Para Pereira, o projeto musical do CEDO incentiva muito o interesse nos jovens de 6 a 18 anos. “O interesse é bem forte porque há uma gama de instrumentos de orquestra, além do violão, que desperta até a vontade de profissionalização e, sem esse projeto, dificilmente esses jovens teriam contato com o ensino musical”, explica.

Segundo o pedagogo, o professor de violão Thomaz Sampaio, que já foi aluno do projeto, é um grande exemplo para os alunos.

“O Thomaz já foi nosso aluno e hoje ensina violão no projeto. Isso serve de estímulo para os jovens seguirem seu caminho. Atualmente nosso desafio é estimular esse talento artístico e convencer as famílias a aceitarem a escolha dos jovens, pois normalmente eles acham que a música não dá dinheiro, mas nós estamos conseguindo”, completa.

Para mais informações sobre os projetos do Centro Educacional Dom Orione entre em contato pelo e-mail contato@achiropita.org.br.

Além da parceria com a paróquia Nossa Senhora Achiropita a Casa de Dona Yayá, que abriga o CPC no bairro da Bela Vista, constitui um documento material da transformação da cidade de São Paulo. Um dos últimos imóveis remanescentes do antigo cinturão de chácaras que circundava a região central da cidade, assumiu importância histórica ainda maior ao ser convertido em local de clausura de sua proprietária mais ilustre, Sebastiana de Mello Freire, Dona Yayá, que por ser considerada mentalmente incapaz ali viveu reclusa entre 1919 e 1961. Transferido à USP em 1969, promove desde então a valorização do patrimônio, tombado em 2002, incentivando reflexões a respeito de sua arquitetura, da história do bairro e da personagem Dona Yayá através de palestras, oficinas, simpósios e exposições.

DOMINGO NA YAYÁ

Onde| Centro de Preservação Cultural da USP – CPC (Casa de Dona Yayá)
Rua Major Diogo, 353, na Bela Vista

Quando | 9 de julho – Domingo, às 11h – Grátis
Grupo Notas de Ouro
O grupo de violões Notas de Ouro é formado por adolescentes e jovens que tocam um repertório variado, apresentando músicas instrumentais, clássicas e populares. Foi formado em 2005 com o objetivo de despertar nas crianças e nos adolescentes participantes dos projetos musicais desenvolvidos no Centro Educacional Dom Orione o interesse pela música erudita a partir de instrumentos de seu alcance. O grupo tem em seu currículo uma temporada no Bar Brahma, em 2007, a abertura de shows do Cantor Jair Rodrigues, em 2009, participação de eventos culturais da capital paulista na Casa das Rosas, no Instituto Itaú Cultural e na festa de Nossa Senhora Achiropita, entre outras.  A coordenação é de Cristóvão Gonçalves. Professor Regente: Thomaz Sampaio.

Quando | 23 de julho – Domingo, às 11h – Grátis
Musical Mistura
No musical Mistura, o repertório clássico e o popular dialogam em composições interpretadas ao violão por Thomaz Sampaio (solo), e pelo cantor e compositor Cristóvão Gonçalves, acompanhados pelos músicos Kleberson Luiz (bateria), Anderson Barbosa (contrabaixo) e Jonathas Misko (violino).

A entrada é gratuita.

Para mais informações sobre a programação envie um para cpcpublic@usp.br  ou ligue para 2648-1502.

DOMINGO NA YAYÁ
    • Centro de Preservação Cultural da USP - CPC