Novo curso da USP sobre Freud é aberto à comunidade externa

Centro Universitário Maria Antonia - 10/07/2018
Divididas em dois módulos, as aulas trabalharão textos escritos por Freud sobre a realidade psíquica que envolve as relações entre homem e sociedade

O Centro Universitário Maria Antonia da USP (CEUMA) realiza a partir de 8 de agosto o curso LEITURAS DA OBRA DE FREUD: realidade psíquica e suas relações com o socius. Ministrado pela psicanalista e pesquisadora da USP Mara Selaibe, está com inscrições abertas pelo e-mail cursosma@usp.br. O investimento é de R$ 200 para cada módulo, com desconto mínimo de 20% para estudantes, professores e terceira idade.

Dividido em dois módulos de cinco encontros cada, realizados sequencialmente, sempre às quartas-feiras, das 14 às 16h, com o primeiro de 8 de agosto à 5 de setembro e o segundo  de 12 de setembro a 10 de outubro.

O primeiro módulo é focado na constituição psicanalítica do ser humano, ou seja, apresenta uma visão voltada ao interior do indivíduo, de modo que as leituras serão dirigidas para as relações do ser consigo mesmo e com questões existenciais, apresentando, ao fim, uma breve introdução desse no âmbito social.

O segundo  estabelece e analisa os indivíduos em sociedade, tendo como principais temas a civilização e o trabalho da cultura.

De acordo com Selaibe os participantes irão “ler e discutir textos escritos por Freud que perfazem o movimento de uma ‘clínica sociológica […] que se aplica tanto ao indivíduo da clínica psicanalítica quanto ao homem como membro do socius”.

Além disso, a psicanalista faz apontamentos acerca da metodologia analítica de Freud: “Nesse movimento observa-se a maneira de Freud se aproximar da antropologia e da sociologia exatamente tal como se estivesse fazendo uma descrição clínica: não considera a delimitação entre normal e patológico e tampouco entre indivíduo e coletivo; dedica-se à realidade psíquica humana”, destaca.

LEITURAS DA OBRA DE FREUD: realidade psíquica e suas relações com o socius

Quando | módulo I: De 8 de agosto a 5 de setembro. Das 14h às 16h, quartas-feiras
Módulo II: De 12 de setembro a 10 de outubro. Das 14h às 16h, quartas-feiras
Onde | Centro Universitário Maria Antônia (Rua Maria Antônia 258 e 294 – Vila Buarque)