História, cultura e representatividade negra são temas de evento na USP

Comunicação - PRCEU - 05/11/2019

O evento acontece na capital, litoral e interior do estado com rodas de conversa, cursos, workshops, exposições, concertos e mostras de filmes sobre negritude

Por Mariana Fraga | Ilustração de Victor Cavalcanti Souto
05/11/2019 15h49

O Programa USP Diversidade promove, de 16 a 23 de novembro, a Segunda Semana da Consciência Negra da USP, com atividades em São Paulo, Ribeirão Preto, Santos e São Sebastião. A programação é gratuita e trata de temas como escravidão, racismo, cultura e representatividade negra.

O Dia da Consciência Negra é  celebrado em todo o território nacional em 20 de novembro, dia da morte de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, um local de refúgio, convívio e resistência de africanos escravizados que conseguiram fugir do cativeiro. O evento propõe um momento de reconhecimento e reflexão sobre as lutas, conquistas e sofrimentos da população afrodescendente, além de reconhecimento do papel dos negros na construção do país.

“A USP vem se tornando um ambiente cada vez mais aberto e diverso e isso se deve em boa parte às políticas inclusivas que vem promovendo. Mas na área de extensão também é importante que todas as culturas sejam valorizadas e a Semana da Consciência Negra se mostra uma excelente oportunidade para convidar nossos órgãos e unidades a oferecer eventos culturais que reflitam sobre esse tema junto com a sociedade”, afirma a pró-reitora de cultura e extensão universitária, Maria Aparecida de Andrade Moreira Machado.

A mostra Poder Preto do Cinusp Paulo Emílio; o curso “Racismo estrutural e colonialidade do poder”, da Escola de Comunicações e Artes; a Oficina de Capoeira da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto; o Workshop da Consciência Negra, do Instituto de Psicologia; e a Roda de Conversa Raiz Negra: uma visão da cultura negra através da Capoeira Angola, do Centro de Biologia Marinha de São Sebastião, são algumas das mais de 30 atividades que o público pode encontrar gratuitamente.

Algumas atividades começam antes do período oficial do evento. Para ver a programação completa, acesse: https://prceu.usp.br/uspdiversidade/

O USP Diversidade

O Programa USP Diversidade, da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP, tem como objetivo o desenvolvimento de ações que estimulem a igualdade, solidariedade e a promoção dos direitos humanos e também, faz a articulação de de projetos, programas, atividades e grupos já existentes na Universidade para a articulação e fortalecimento de políticas e ações que estimulem a diversidade e combatam o preconceito na USP.

Semana da Consciência Negra da USP
Quando | 11 a 26 de novembro de 2019
Onde | Diversos campi da USP (verificar lista completa no site)
Quanto | Grátis