• A+
  • A-
Fechar

Incubadora de Cooperativas Populares da USP comemora 20 anos e lança publicação

Comunicação - PRCEU - 16/04/2021

Livro digital traz resultados obtidos que podem auxiliar outras iniciativas

DownloadMarcando seus 20 anos de atuação, a Incubadora Tecnológica USP de Cooperativas Populares (ITCP-USP), programa de extensão da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (USP), lança uma nova publicação, na qual apresenta e sistematiza o trabalho realizado ao longo deste tempo. Sistematização dos 20 anos da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da USP tem o objetivo de compartilhar as informações a respeito de ações, atividades e projetos realizados, bem como seus resultados e, dessa forma, colaborar com outras iniciativas que busquem o mesmo tipo de resultado nos mais variados locais e comunidades.

A ITCP-USP foi fundada em 1998, a partir de um grupo de pesquisas coordenado pelos professores Paul Singer e Sylvia Leser, procurando contribuir como espaço da multidisciplinaridade e buscando uma profunda e reflexiva formação de estudantes e demais membros. Em 2018, ao completar seus 20 anos de atuação, a equipe iniciou um grande trabalho de recuperação e organização de registros, dados e informações que permitiram a elaboração do livro que agora é publicado e disponibilizado ao público.

Reinaldo Pacheco da Costa, coordenador da ITCP-USP destaca que “a atuação da ITCP-USP enquanto programa de extensão da PRCEU amplia a atuação da Universidade na sociedade para além da formação acadêmica interna de estudantes, gerando um desenvolvimento pessoal e profissional comprometido com questões de ordem socioeconômica, e ainda, com o estabelecimento de novas parcerias, possibilitando diálogos permanentes entre a sociedade civil, comunidades, organizações e poder público”.

As Incubadoras de Cooperativas Populares, nascidas em 1996, têm sido um dos mais importantes mecanismos que fomentam a economia solidária no Brasil e já fazem parte de mais de uma centena de universidades e institutos técnicos superiores, além de prefeituras e entidades privadas.

A atividade principal de uma ITCP é apoiar a criação de empreendimentos econômicos solidários em comunidades de baixa renda por meio de um processo de incubação executado por trabalhadores, estudantes, funcionários, professores e outros interessados, com finalidade principal de gerar trabalho e renda.

Para saber mais sobre a publicação que comemora os 20 anos da Incubadora, clique aqui. O material foi financiado pelo CNPq, dentro do programa PRONINC – Programa Nacional de Incubadoras.

Foto do destaque:
Edição de março de 2019 do empreendimento econômico solidário Feira Agroecológica de Mulheres no Butantã / Mayara Kise Telles Fujitani

 

 

Sistematização dos 20 anos da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da USP
        
    Não há Comentários :(
     
    Atenção! Não escreva dúvidas ou perguntas. Utilize o canal específico Fale Conosco.