Itinerários apresentam a USP para os calouros 2023

Centro de Preservação Cultural - 03/03/2023

Passeios contemplam edifícios e conjuntos arquitetônicos que têm relevância cultural e histórica nos campi Butantã e São Carlos e na região central da capital paulista

Por Centro de Preservação Cultural da USP
3/3/2023 – 12h18

Para recepcionar os novos estudantes o Centro de Preservação Cultural (CPC) da USP – Casa de Dona Yayá preparou para a Semana de Calouros a ação especial “Roteiros do Patrimônio da USP”, que acontecerá de entre os dias 15 e 17 de março. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 13 de março pelo link: https://forms.gle/j5jtPpxZuD9humwaA

A proposta é apresentar aos calouros um pouco do vasto e rico patrimônio cultural da Universidade por meio de itinerários pela Cidade Universitária “Armando de Salles Oliveira”, pelo centro da capital e pelo Campus São Carlos.

Os roteiros contemplam edifícios e conjuntos arquitetônicos que têm relevância cultural e histórica, como prédio da Faculdade de Direito do Largo São Francisco, do Centro Universitário Maria Antonia, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, do Centro de Divulgação Científica e Cultural e o edifício conhecido como E1, que é parte do projeto original realizado para a cidade universitária de São Carlos. Muitos dos pontos que serão visitados são reconhecidos e tombados pelos órgãos de preservação do patrimônio no Brasil.

A USP, uma das maiores instituições de ensino superior na América Latina, com mais de 4o unidades de ensino e pesquisa, distribuídos em pelo estado de São Paulo, agrega um conjunto de bens culturais constituído tanto pelas edificações e monumentos como por áreas naturais, museus, acervos e coleções de natureza diversa, documentação acadêmica e referências culturais. É a partir desse patrimônio que a comunidade acadêmica estabelece processos de construção do conhecimento, pertencimento e valor, bem como constrói suas memórias e cria relações de identificação entre os alunos e a instituição.

O projeto Roteiros do Patrimônio da USP integra as ações do CPC, órgão da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, para promoção do estudo, da divulgação e da reflexão crítica sobre o patrimônio cultural da USP.

Roteiros do Patrimônio da USP

Quando | Entre 15 e 17 de março de 2023 – na Semana de recepção aos calouros