Biblioteca Brasiliana convida para lançamento da Coleção 3×22

Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin - 24/09/2021

Evento gratuito será transmitido ao vivo pelo YouTube

24/09/2021 11h55

Na próxima terça-feira, 28 de setembro, às 14h30, a Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM) da USP realiza o lançamento das publicações em livro de duas teses ganhadoras do Prêmio 3×22: Bicentenário da Independência e Centenário da Semana de Arte Moderna.

O livro Temporalização dos discursos políticos no processo de independência do Brasil, de Rafael Fanni , da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciencias Humanas (FFLCH) da USP, apoia-se na imprensa periódica e panfletária do Rio de Janeiro do período a fim de investigar os conceitos, as linguagens, metáforas e expressões conformadoras de uma tessitura linguística na qual o tempo histórico era o eixo de performances discursivas com importantes consequências políticas.

Helaine Nolasco Queiroz, da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FAFICH) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), publica seu livro O dilema cosmopolita versus nacional nas vanguardas latino-americanas: Uma comparação entre a revista Martín Fierro e a Revista de Antropofagia (1924–1929). Buscando semelhanças e diferenças entre os dois periódicos, seu estudo se depara com o que considera um dilema latino-americano: a tensão entre olhares ao mesmo tempo valorizadores da insularidade nacional e voltados para o estrangeiro.

As obras compõem a Coleção 3×22, um projeto da BBM que pretende difundir a produção intelectual contemporânea, explorando novas temáticas e narrativas que evocam outras perspectivas para a compreensão do nacional.

O evento será transmitido ao vivo no canal do YouTube da BBM com mediação do professor e coordenador do projeto Alexandre Macchione Saes (FEA-USP) e do editor Plinio Martins Filho. Os livros estarão disponíveis no formato PDF no site da Biblioteca.

Biblioteca Brasiliana convida para lançamento da Coleção 3×22
    Atenção!!! Não escreva dúvidas ou perguntas. Utilize o canal específico Fale Conosco.