Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação anuncia parceria na Virada Científica

Dante Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária - 10/08/2015

Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação visita Feira de Profissões da USP e anuncia parceria na Virada Científica

O ministro Aldo Rebelo, da Ciência, Tecnologia e Inovação, visitou no dia 8 de agosto, a 9ª Feira de Profissões da USP, realizada pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária. Pelo segundo ano consecutivo, o evento foi realizado no Parque de Ciência e Tecnologia (Parque CienTec), localizado em uma área de reserva ambiental  que integra o Parque das Fontes do Ipiranga, mais conhecido como Parque do Estado. Em três dias (6, 7 e 8 de agosto), a Feira de Profissões da USP recebeu mais de 40 mil visitantes.

Ministro Aldo Rebelo, da Ciência, Tecnologia e Inovação

Acompanhado pela Pró-Reitora de Cultura e Extensão Universitária, Maria Arminda do Nascimento Arruda, responsável pelo evento, e pelo vice-reitor Vahan Agopyan, o ministro visitou os estandes de todas as unidades da USP, assistiu a demonstrações de experimentos científicos e participou de atividades interativas com alunos, professores e visitantes. Em seguida, proferiu uma palestra sobre o tema A extensão universitária e as perspectivas nacionais da ciência, tecnologia e inovação.

Sobre a Feira de Profissões da USP, da qual participou pela primeira vez, o ministro declarou: “A experiência é maravilhosa, ilustra e educa porque estabelece referências de como as universidades podem interagir com a comunidade, com a população, ou seja, na verdade é um trabalho de extensão de grande efeito didático e educativo e que serve de referência para o ministério traçar políticas públicas de difusão, divulgação e valorização da ciência e da tecnologia.”

Na oportunidade, o ministro anunciou também a parceria do ministério com a Universidade de São Paulo para a realização da segunda edição da Virada Científica. “Nós vamos participar com a USP da Virada Científica que é uma grande ideia para uma sociedade que, infelizmente, ainda valoriza pouco a ciência e a pesquisa”, disse.

A Virada Científica da USP é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária. Sua primeira edição aconteceu em 2014. Em 2015, será realizada no próximo dia 17 de outubro.